#8M Parada Internacional das Mulheres - Dia Internacional de Lutas das Mulheres do mundo e do Brasil.



Por Gleissimar Castelo Branco

Atalaia do Norte no extremo-oeste brasileiro, as mulheres Sentinelas do Javari deram o seu primeiro grito de guerra por DIREITOS, RESPEITO e contra as violências, com ênfase às violências contra as mulheres indígenas, feminicídios, estupros, contra a reforma da previdência, fora Temer, sociedade patriarcal que mata mulheres e fez um chamado para a sororidade.


Organizado é articulada pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Atalaia do Norte, que este ano, enfatizou esta data como um dia para celebrar a memória de todas as mulheres que há 101 anos vem lutando para mudar para melhor a vida das mulheres, e marcou o dia com a I MARCHA DAS MULHERES DE ATALAIA DO NORTE, AS SENTINELAS DO JAVARI.
A Associação de Mulheres de ATN - PÉROLAS DO JAVARI participou ativamente para a mobilização neste dia.

A Secretaria Municipal de Educação fez um belíssimo painel retratando as mulheres que fizeram e fazem a história deste município. Ao longo da semana várias mulheres foram protagonistas para chamar a atenção das autoridades locais para os problemas que afetam a vida das mulheres deste município. De formas diversas, enviaram os seus recados com várias razões e ações, mas uma só luta! O que dizer das mulheres idosas que compareceram e ficaram firmes até o final, dando um baile de jovialidade e vitalidade, dançando na Academia da Praça onde estava acontecendo a apresentação de mulheres dançando.
A semente foi lançada para o empoderamento das mulheres diversas que habitam esta tríplice fronteira.Com certeza mais reflexões, discussões, proposições e capacitações serão realizadas ao longo do ano.
A prefeitura Municipal através do Prefeito em Exercício Deizimar Freitas respondeu positivamente no apoio e participação. Ainda como pai, Deizimar Freitas carregou no colo o seu netinho Lorenzo para que a mãe Letícia Monalisa Neves pudesse participar da manifestação como protagonista.
No apoio ao movimento Amado NevesTakmony DaNtasNailson Tenazor,Odemario NogueiraRodinaldo Carneiro e Waterloo Almeida e todos os demais parceiros das diversas secretarias e coordenadorias. Foram muitos momentos, aos poucos serão postadas as imagens dos momentos significativos. Foi emocionante as palavras de ordem, o Hino de Atalaia e o Hino Nacional durante a marcha, afinal fazemos parte deste Brasil esquecido.

Ficará na invisibilidade, a proteção à aquelas que corriam riscos e talvez a história um dia vai contar...ou não! Estamos SENTINELAS!

" O TEMPO É AGORA!"

" É pelas vidas das mulheres!"


Comentários