sexta-feira, 11 de maio de 2018

Amazonas reúne mais de mil participantes no 20o Encontro Regional do Congemas



Os desafios para a universalização do Sistema Único da Assistência Social (Suas) na atual conjuntura é o foco principal das discussões e painéis temáticos que o 20o Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas/Norte) trouxe para o Amazonas, sede do evento deste ano.
O Encontro vai até amanhã, dia 11, e acontece em Manaus no Centro de Convenções Vasco Vasques e conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas).
O vice-governador do Amazonas, Bosco Saraiva, abriu o Encontro hoje, dia 10, pela manhã destacando o compromisso do governador Amazonino Mendes com a política de assistência social. “Não haverá solução para o futuro do país, para os problemas sociais se não priorizarmos investimentos e otimizarmos os recursos em assistência social. A realização deste evento aqui em Manaus é uma oportunidade impar para os gestores da assistência social”, destacou.
Há nove anos, Manaus sediou este evento e hoje a secretária de Estado da Assistência Social (Seas), Auxiliadora Abrantes, comemorou a nova oportunidade dos gestores municipais e trabalhadores do Suas de se capacitar e também compartilhar com os agentes do Governo Federal e dos estados da região Norte a realidade da prática socioassistencial na Amazônia. “O Governo do Amazonas tem compromisso com o fortalecimento da política da assistência social e com quem dela precisa. Temos neste Encontro representantes de 55 municípios do Amazonas e sete estados da região Norte. É um momento de partilhar experiências para fortalecimento do pacto federativo da política de assistência social”, disse a secretária da Seas.
De acordo com Auxiliadora Abrantes neste ciclo de debates os participantes poderão apresentar as especificidades de seus estados e municípios, o que conhecemos como o fator amazônico que impõem desafios para levar os serviços, bens e programas da assistência social à população que mais precisa.
Participam do evento agentes importantes da política da Assistência Social Nacional. A secretária Nacional da Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Maria do Carmo Brant de Carvalho, presente no evento, destaca que é um compromisso público nacional participar deste diálogo. “Sabemos o quanto é importante esse diálogo com as pessoas da região. Temos três grandes desafios pela frente: como viabilizar uma logística de forma que atinja toda a população amazônica; como atender a populações tão diversas, indígenas, quilombolas, ribeirinhas e extrativistas; e o último desafio é que por essa região passam os imigrantes da América Latina e como apoiar com serviços em regiões de fronteira essa população?”, acrescentou Maria do Carmo.
Desafios - A presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social, Eldilene Alves da Silva, destacou na abertura do evento os desafios para trazer o Encontro para Manaus e a parceria com município e Governo do Amazonas que resultaram em um evento significativo para a Amazônia.
Para a presidente do Congemas, Vanda Alselmo Braga dos Santos, o momento é de grande mobilização nacional. “Aqui chama a atenção a diversidade cultural da região e o Encontro da região Norte traz essa singularidade que é o fator amazônico. Temos que trazer a tônica desta diversidade para dentro do sistema socioassistencial brasileiro. Nós ainda carecemos de muito investimento na área da proteção social e trabalhar de maneira integrada”, disse Vanda.
Participaram do evento também a presidente do Fórum Nacional dos Secretários (as) de Assistência Social (Fonseas), Elisa Cleia Pinheiro, representantes do legislativo municipal de Manaus e gestores municipais da assistência social dos municípios do Amazonas.

0 comentários:

Postar um comentário