Resumo Policial JV


Polícia Civil deflagra operação “Peregrino” em Lábrea e prende seis pessoas com armas, drogas e munições


A Polícia Civil do Amazonas, sob a coordenação do delegado-geral adjunto da instituição, Antonio Chicre Neto, deflagrou ao longo de sexta-feira (18/05), mais uma fase da operação “Peregrino” no município de Lábrea, distante 702 quilômetros em linha reta da capital, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão no combate ao tráfico de drogas naquela região. Além da operação, foi realizada a expedição de 300 Registros Gerais (RGs) destinado à população de Lábrea.

 A ação policial resultou na detenção de 15 pessoas, sendo que, dessas, seis foram presas em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de arma de fogo e munições de uso permitido. De acordo com o delegado-geral adjunto, os outros nove detidos assinaram Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs) por uso de substâncias entorpecentes e, logo após os procedimentos na Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Lábrea, foram liberados.
Ao longo das diligências, os policiais civis apreenderam duas armas de fogo, munições, drogas, dois aparelhos celulares, além de R$ 114 em espécie. Todos os materiais apreendidos foram encontrados durante os trabalhos de cumprimento dos mandados de busca e apreensão, expedidos pela Comarca do Tribunal de Justiça de Lábrea.
 “Realizamos mais uma fase desse trabalho policial com intuito à prevenção e combate à criminalidade nos municípios do estado. Demos início nos trabalhos às 6h, para cumprir os mandados de busca e apreensão que foram expedidos pela Justiça. Conseguimos tirar de circulação seis pessoas envolvidas com o tráfico de drogas que constavam nos mandados. Com toda a certeza isso trará por algum tempo tranquilidade aos moradores de Lábrea”, declarou Antonio Chicre Neto.
 Presos e detidos – Durante a operação foram conduzidos para DIP, Edimilson Gomes Ribeiro, 38; Aldemar Abezerra do Nascimento, 32; Martiney Sabino Veiga, 26; Alexandro Souza da Silva, 28; Atagon Cordovil de Souza, 21; Rafael da Rocha Bezerra, 23; Vanderlice Alves Nunes, 22; Rosicleuton Cardoso de Macedo, 20; José Maia de Araújo Bastos, 21; Edson Gomes Riberio, 40; Leandro Alves de Lima, Francisco Geferson de Souza Viana; Ronaldo Oliveira da Costa; Lúcia Nunes Pereira, e Antônio Raimundo Lima.
Ao término dos procedimentos cabíveis, os seis infratores autuados em flagrantes permanecerão na carceragem da delegacia à disposição da Justiça.
Operação - O delegado-geral adjunto destacou que a operação “Peregrino” irá continuar em todos os municípios do Amazonas, e caso seja necessário, a Polícia Civil do Estado voltará ao município de Lábrea. A autoridade policial ressaltou a contribuição da população para a melhoria da segurança naquele município.
 “O sucesso dessa ação policial só foi possível graças à comunidade de Lábrea, que nos auxiliou muito por meio de delações feitas por meio do número 181, o disque-denúncia da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas. Pedimos que as denúncias continuem, asseguramos o sigilo da identidade dos informantes”, garantiu o delegado-geral adjunto da instituição.
 Registros Gerais - Além da operação “Peregrino”, a Polícia Civil do Estado, com o apoio da Prefeitura de Lábrea, realizou a expedição de RGs, contemplando cerca de 300 pessoas do
município. Todo o trabalho foi acompanhado pelo vice-governador do Estado, Bosco Saraiva; pelo secretário estadual de Segurança, coronel da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) Anézio Brito de Paiva, e pelo delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Mariolino Brito.

***

Ação conjunta resulta na prisão de dupla com meio quilo de skunk, em Santa Isabel do Rio Negro


A Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado Aldiney de Brito, titular da 76ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), de Santa Isabel do Rio Negro, em ação conjunta com policiais militares lotados naquele município, distante 630 quilômetros em linha reta da capital, realizou, na tarde de sexta-feira (18/5), as prisões, em flagrante, de Genilson Jacinto Neto Rodrigues Delgado, 28, conhecido como “Paiote”, e do primo dele, Maikon Rodrigues de Albuquerque, 27, o “Maikão”, por tráfico de drogas.
  De acordo com a autoridade policial, os policiais chegaram até Genilson após receberem denúncias anônimas, informando que o infrator teria despachado, em uma embarcação, uma quantidade de drogas para um município vizinho. Para constatar a veracidade da delação, as equipes saíram em diligências e conseguiram encontrar “Paiote” na residência da mãe dele, situada no bairro São Judas Tadeu.
 “Após a abordagem, Genilson acabou revelando que tinha embarcado uma encomenda, em uma das agências de navegação do município, mas que não sabia o que tinha dentro do pacote despachado porque teria feito apenas um favor para o primo dele, o Maikon”, explicou o delegado.
  Em continuação às diligências, os policiais seguiram até a embarcação mencionada por Genilson e conseguiram apreender a embalagem contendo, aproximadamente, meio quilo de maconha do tipo skunk. “Seguindo os trabalhos, seguimos até um comércio, onde o Maikon estava, no Centro de Santa Isabel do Rio Negro. O infrator negou que tivesse deixado essa encomenda para Genilson enviar”, destacou o titular da unidade policial.
 Conduzidos à delegacia, os infratores foram autuados em flagrante por tráfico de drogas. Ao término dos procedimentos cabíveis, a dupla ficará detida na carceragem da 76ª DIP, à disposição da Justiça.
“Nossa missão é fazer Justiça”, afirma titular da DEPCA, em ato público de combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil
Instituições de todo país realizaram sexta-feira (18/05), atos públicos em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No Amazonas, as atividades foram concentradas na Praça do Congresso, no bairro Centro, zona sul da capital. Com programação musical e teatral, além de muita informação, o objetivo do ato foi alertar e sensibilizar a população quanto ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
 A delegada Joyce Coelho, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), reforçou a importância de denúncias quando se trata desse tipo de crime. “A nossa missão é fazer Justiça. A Depca, além de ser uma delegacia com atividade essencialmente de Polícia Judiciária, também tem a parte de proteção, por isso a importância da participação em atos como esse que visam a informação da população em geral. Isso aumenta o número de denúncias e, consequentemente, o número de ações penais”, disse a autoridade policial.
Um dia antes do ato, na quinta-feira (17/05), a delegada coordenou no Estado, a operação “Luz na Infância 2”, que resultou em seis prisões em flagrante e na apreensão de equipamentos de informática com imagens e vídeos de pornografia infanto-juvenil. “Participamos com muito orgulho dessa operação em combate a pedofilia. Esses infratores armazenavam mídias de crianças e adolescentes, infringindo normas contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), cujo o objetivo principal é a proteção integral de crianças e adolescentes”, comentou Joyce.
 Realização - O ato foi realizado pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (Cevsca/AM), com apoio das secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc); da Assistência Social (Seas) de Cultura (SEC); de Comunicação (Secom); dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), e do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).
O Ministério Público do Trabalho (MPT), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (FEDCA), Conselho Tutelar, Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS), além das organizações da sociedade civil, movimentos sociais e rede de proteção ligados aos direitos da criança e do adolescente, também participaram do ato.

***
Equipe de consultoria internacional em segurança conhece a realidade da região de fronteira do Amazonas

A atuação das forças de segurança do Amazonas na região fronteiriça do estado com a Colômbia, Peru, Venezuela e Bolívia, foi o tema abordado pelos consultores internacionais do escritório internacional “Giuliani Security & Safety”, durante a visita, ocorrida nesta sexta-feira (18/05), ao Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira e Divisão de Estados, da Secretaria de Estado de Segurança (GGIF/SSP), localizado na sede da pasta, no bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus.
As ações, os planos desenvolvidos nos municípios amazonenses fronteiriços com os países, as dificuldades de infraestrutura e o novo planejamento de atuação foram alguns dos subtemas discutidos no encontro.
Durante a vista, o diretor-executivo da “Giuliani Security & Safety”, John Huvane, ressaltou que a atuação na fronteira é um grande desafio, sobretudo pela extensão continental do estado amazonense. Ele informou que membros da equipe, especializados em combate a crimes em região de fronteira dos EUA, virão a Manaus para a troca de informações e desenvolvimento de ações estratégicas.
“Eu achei que foi um encontro maravilhoso. Nós vimos o trabalho que iremos desenvolver no futuro, em auxiliar com soluções práticas em segurança de fronteira. Nós conversamos bastante durante o encontro sobre soluções que podemos desenvolver juntos. Isso é um grande desafio, pelas dimensões do Amazonas, da Amazônia Brasileira e dos problemas do tráfico de drogas dos países vizinhos que são produtores de cocaína. Há várias áreas que precisam ser cobertas totalmente”, comentou.
 O gestor do Gabinete de Fronteira e Divisão de Estados, tenente-coronel Almir Cavalcante, classificou o encontro como muito produtivo e serviu para apresentar a realidade da fronteira do Amazonas, considerada a maior do país. “Essa troca de ideias com o pessoal da equipe do Estados Unidos foi muito boa para mostrar a problemática que nós enfrentamos aqui no nosso estado. Desde a cultura, que é diferente, até a distância continental do nosso estado”, comentou o militar.
 GSS – O time de consultores da “Giuliani Security & Safety” que está em Manaus tem como membros uma equipe de renome internacional, diversificada e multicultural de chefes de polícia, técnicos forenses, agentes internacionais especializados em tráfico humano, tráfico de armas e drogas, além de operações militares, bem como em áreas de fronteiras.
Embora a GSS esteja sediada em Nova York e tenha auxiliado na implantação de vários programas bem-sucedidos de redução da criminalidade na cidade, a empresa também tem presença em projetos em nível global. Sua metodologia e técnicas foram utilizadas em mais de 18 países na América Central, América do Sul e Caribe, bem como na Europa, África e Oriente médio.

Comentários