Deputado Carlos Alberto faz alerta sobre casos de violência contra os idosos no Amazonas


O deputado estadual Carlos Alberto (PRB) alertou nesta quinta-feira (14), no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sobre casos de violência contra os idosos no Estado. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), entre janeiro a maio deste ano, a capital amazonense registrou 5.532 crimes as pessoas da terceira idade.

“Precisamos ficar vigilantes para o aumento dos casos de agressões e maus tratos contra essa faixa etária. No ano passado, a polícia obteve o registro de 13.239 crimes contra as pessoas da terceira idade. Isso é lamentável e precisamos unir forças para combater esse mal que assola a classe dos idosos”, disse Carlos Alberto, que ressaltou que nesta sexta-feira (15) acontece o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
Durante o discurso na tribuna da Casa Legislativa, o parlamentar também pediu apoio aos outros deputados para aprovação do Projeto de Lei que busca tornar obrigatória a manutenção do exemplar do Estatuto do Idoso nos aeroportos, terminais rodoviários, hidroviários, estabelecimentos bancários, comerciais e de prestação de serviços do Amazonas. “Dessa maneira, esse Projeto de Lei de minha autoria pretende difundir no mercado de consumo uma garantia do direito da população idosa”, afirma o parlamentar.

Denúncias
Conforme o deputado Carlos Alberto, os idosos vítimas de crimes ou testemunhas podem denunciar os casos de maus tratos, injúria, difamação, estelionato, agressão e dentre outras situações que acometem a população da terceira idade aos telefones 181 da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), 190 do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), no número 3214-5800 Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), localizada no bairro Parque Dez de Novembro, Disque Idoso pelo 165, que é um serviço da Prefeitura de Manaus e também o disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Comentários