Dando continuidade ao cronograma
de visitas ao interior, o Governo do Estado, por meio da Companhia de
Saneamento do Amazonas (Cosama), encontrou nos escritórios de Tabatinga, São
Paulo de Olivença e Benjamin Constant um cenário de abandono e desorganização
das gestões anteriores.
Em Tabatinga, cerca de seis mil
hidrômetros (utilizados para verificar a medição correta do uso da água)
estavam armazenados há mais de 10 anos. Os equipamentos deveriam ter sido
instalados, mas estão se deteriorando, causando um prejuízo à população de
aproximadamente R$ 500 mil.
Além disso, as instalações da
Companhia estão com as estruturas desgastadas, equipamentos sucateados,
reservatórios quebrados, tanques de dosagem da água precisando de reformas,
além de depósitos e almoxarifados sujos e com materiais mal acondicionados.
De acordo com o presidente da
Cosama, Armando do Valle, serão realizadas medidas organizacionais e
estruturais. “O interior do Amazonas possui inúmeras peculiaridades, e dar a
devida importância ao abastecimento de água sob os aspectos sanitários e
econômicos é a prioridade do governador Wilson Lima. Para isso, estamos
trabalhando para proporcionar água de qualidade às famílias”, ressaltou.
Distribuição da água
- A laboratorista de São Paulo de Olivença, Idarlene Costa,
explica que, até chegar à casa do consumidor, a água precisa passar por várias
etapas para que se torne adequada para o consumo, dentre elas a captação
(coleta), tratamento, armazenamento e distribuição. “Aqui, no município, um dos
nossos maiores problemas é a captação, que ainda é feita de igarapé, que tem
sazonalidade. Para que seja ampliada, o ideal é ser realizada pelo rio
Amazonas”, explicou.
Inadimplências - De acordo
com dados do setor comercial da Cosama, desde 2007, os cadastros estão
desatualizados nos municípios. Em Tabatinga existem 7.410 ligações de água e a
inadimplência chega a mais de R$ 800 mil. Em São Paulo de Olivença são 2.780
ligações cadastradas e dividas de R$ 390 mil. Em Benjamin Constant são 4.674
ligações e R$ 850 mil dos usuários inadimplentes.
Em um prévio levantamento feito
pela equipe durante a visita, foi identificado a necessidade da instalação de 5
mil novas ligações.
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