Seas inicia em junho CapacitaSuas em 40 municípios do Amazonas


FOTO: DIVULGAÇÃO/SEAS

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) dará continuidade, no mês de junho, à segunda fase do CapacitaSuas, que se estende até dezembro, abrangendo os polos de Manicoré, Tabatinga, Tefé e Manaus.

Serão qualificados mais de 600 pessoas, entre trabalhadores, gestores e conselheiros que atuam no Sistema Único de Assistência Social (Suas). Os cursos oferecidos serão: Controle Social, Vigilância Socioassistencial e Planos de Assistência Social.

O CapacitaSuas vai iniciar pelos municípios pertencentes ao primeiro polo: Apuí, Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã e Borba, no período de 24 a 28 de junho.

O segundo polo a ser qualificado abrange os municípios de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, Tonantins, Santo Antônio do Içá e São Paulo de Olivença. Nesses municípios, o processo de qualificação acontece no período de 8 a 12 de julho.

O terceiro polo a ser atendido pelo CapacitaSuas é formado pelos municípios de Alvarães, Fonte Boa, Japurá, Jutaí, Maraã, Uarini, Tefé e Juruá no período de 22 a 26 de julho.

O último polo a ser atendido abrangerá os seguintes municípios:  Itacoatiara, Itapiranga, Maués, Nova Olinda do Norte, Silves e Urucurituba, Canutama, Lábrea, Tapauá, Eirunepé, Carauari, Envira, Ipixuna, Itamarati, Guajará, Barcelos, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Boca do Acre,  serão qualificados no período de 16 a 20 de dezembro.

Objetivos - De acordo com a diretora do Departamento de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (DGSuas), Anny Letícia Pereira Coelho, o objetivo principal do CapacitaSuas é o aprimoramento dos serviços socioassistenciais em todos os 62 municípios amazonenses. Para isso, se faz necessária a capacitação dos trabalhadores para atender os usuários.

“Quando um gestor municipal compreende a política de assistência, sabe elaborar um plano municipal e sabe atuar com a vigilância, a política de assistência social é aprimorada em seu município”, garantiu.

Política nacional - O Programa CapacitaSuas está de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente do Suas, conforme a Resolução nº 08, de 16 de março de 2012, do Conselho Nacional de Assistência Social/CNAS, e tem como objetivo contribuir para o aprimoramento das funções, capacidades e competências das funções de gestão; do provimento de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais e da transferência de renda; e do exercício do controle social, por meio do apoio aos Estados e ao Distrito Federal na execução dos seus Planos de Capacitação do Suas.

O Estado do Amazonas faz a execução do programa junto aos municípios para os trabalhadores e gestores que atuam no Suas, além de conselheiros. Os cursos são ministrados por professores selecionados pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), responsável pela coordenação pedagógica. As aulas são presencias com carga horária de 40 horas, nos turnos da manhã e da tarde.

Comentários