Lula está na Bélgica para Cúpula Celac-União Europeia

 

Foto: Ricardo Stuckert/PR


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou neste domingo (16), em Bruxelas, capital da Bélgica, onde participará da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia. Ao todo, cerca de 60 líderes estrangeiros dos países componentes dos blocos são esperados para o encontro, que ocorrerá oficialmente na segunda (17) e na terça-feira (18).

A delegação brasileira levará à cúpula propostas de estímulo à cooperação mútua nas áreas ambiental, energética e de defesa, além do combate à fome e aos crimes transnacionais. A última vez em que a cúpula foi realizada foi em 2015.

Embora não figurem entre os principais temas da 3ª Cúpula Celac-União Europeia, as negociações para conclusão do acordo de livre-comércio entre os países do bloco europeu e do Mercosul podem ser objeto das conversas. Compõem o Mercosul a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai.

Segundo o Itamaraty, Lula levará ao evento o posicionamento brasileiro em relação às últimas exigências do bloco europeu para aprovar a assinatura do tratado – que incluem, entre outros pontos, a previsão de multas em caso de descumprimento de obrigações ambientais.

A agenda oficial de Lula divulgada pelo governo federal prevê reuniões e encontros com líderes políticos e empresariais europeus.

O presidente brasileiro terá encontros com o rei da Bélgica, Philippe Léopold Louis Marie, e com o primeiro-ministro do país anfitrião, Alexandre De Croo. Também já foram confirmados compromissos com os representantes da Áustria e da Suécia.

Na segunda-feira, Lula participa do Fórum Empresarial União Europeia - América Latina, pela manhã. À tarde, ocorre a sessão de abertura da Celac. No dia seguinte, ocorre a Cúpula da Celac-União Europeia. O retorno a Brasília está previsto para quarta-feira (19).

 

Via Agencia Brasil

Comentários

  1. É o Brasil voltando a ocupar lugar no plano das relações internacionais.

    No plano interno, o país restabelece sua normalidade institucional e retoma o caminho do crescimento econômico.

    Em apenas seis meses de mandato, o país já experimentou grandes avanços e realizações sobretudo nas áreas econômica e social: recriação dos Programas Mais Médicos, Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), retomada do Fundo Amazônia, restauração da política de desenvolvimento industrial da saúde, reativação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), aprovação da Reforma Tributária, aprovação do PL que devolve o voto de qualidade ao Carf, reajuste nas bolsas de pesquisa e repasse a estados e municípios para custear a merenda escolar, entre outras importantes medidas implementadas pelo governo federal,

    Não há dúvidas de que, nos últimos quatro anos, o Brasil viveu um dos períodos mais conturbados e sombrios da sua história, marcado por grave retrocesso civilizacional e densas trevas sobretudo nas áreas da Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia.

    Com Lula, pode-se certamente esperar um governo promissor com a implementação de políticas públicas voltadas sobretudo para o desenvolvimento e crescimento econômico, geração de empregos, redução da desigualdade e combate à fome e à miséria no país.

    Após um período de mais de 30 anos de democracia, foi lamentável ver o país mergulhar na escuridão de um regime obscurantista e antidemocrático.

    Às vezes, porém, é preciso mergulhar na escuridão para se aprender a valorizar a luz.

    Com Lula, o sol da democracia voltou a brilhar outra vez sobre a nação.

    Que Deus o abençoe e proteja nesse seu terceiro mandato como presidente do Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário