Operação conjunta desmantela esquema de tráfico de drogas em Loreto

@Divulgação

Em uma operação conjunta, membros da Direção Antidrogas (DIRANDRO) da Polícia Nacional do Peru (PNP) e pessoal do Exército Peruano (EP), sob a direção do Minis-Público Especializado em Tráfico Ilícito de Drogas (FEPTID) de Iquitos, desferiram um golpe retumbante contra o tráfico de drogas na região de Loreto.

@Divulgação

A intervenção, realizada entre 24 e 25 de novembro de 2025 na comunidade nativa de El Platanal, distrito de Ramón Castilla, província do Mariscal Ramón Castilla, resultou no desmantelamento de um mega acampamento e de um mega laboratório para o processamento de drogas tóxicas, bem como na prisão de um sujeito de nacionalidade colombiana identificado como Jeison Augusto Falcón Chita. também conhecido como "Mono", 23 anos.

@Divulgação

A operação foi realizada em duas fases. A primeira intervenção, em 24 de novembro por volta das 14h, permitiu a localização de um mega campo de processamento de drogas, composto por quatro estruturas: um laboratório, dois dormitórios e uma cozinha. Durante a inspeção, Falcon Chita, que carregava um rádio de comunicação da marca Baofeng, foi preso. Nos arredores, foram encontrados 32 galões de acetona.

@Divulgação

No laboratório, medindo 10 x 25 metros, foram encontrados dois tanques plásticos de 1000 litros com folha de coca picada misturada com outras substâncias, sete tambores de sulfato de cocaína em solução e vários tambores com hidrocarbonetos derivados de gasolina, ácido sulfúrico, hidróxido de amônio e permanganato de potássio. Além disso, 20 toneladas de detritos de folhas de coca foram apreendidas.

A cerca de 70 metros do laboratório, escondidos na selva, foram encontrados 10 sacos de cal, cinco sacos de cimento, cinco sacos de sulfato de amônio e três micro-ondas Sankey. As estruturas do campo (dois dormitórios e uma cozinha de madeira com telhado de calamina) foram destruídas.

@Divulgação

Na área, um barco de madeira com um pequeno motor de 9 HP e um barco de fibra de vidro de 13 metros sem motor também foram encontrados e destruídos. Estima-se que havia cerca de 100 hectares de plantações de folha de coca nas proximidades.

A segunda intervenção, em 25 de novembro às 07h, focou em uma estrutura rústica usada para armazenamento de insumos químicos controlados (IQF). No local, foram encontrados quatro galões de herbicida agrícola, quatro galões de ácido sulfúrico e cem sacos de fertilizante colombiano. A cerca de 50 metros de distância, um laboratório clandestino inativo estava localizado com 20 sacos de cal. Tudo apreendido foi destruído e incinerado no local por pessoal da PNP.

Impacto econômico: Estima-se que essa operação tenha causado um impacto econômico para organizações criminosas dedicadas ao tráfico ilícito de drogas de aproximadamente 330.000 dólares americanos.

Esse golpe ao tráfico de drogas é uma mensagem clara das autoridades peruanas em sua luta frontal contra essa praga, reafirmando seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população de Loreto.

Comentários