No Dia Mundial do Meio Ambiente crianças e adolescentes da LBV realizam atividades de conscientização


Crianças e adolescentes atendidos no programa Criança: Futuro no Presente! da Legião da Boa Vontade desenvolveram atividades voltadas à conscientização da preservação por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho.


A Educadora Social Elizabeth Lopes disse que é importante mostrar às crianças que todo dia é dia de preservar o meio ambiente. “Trabalhamos a responsabilidade das crianças quanto a preservação do meio ambiente. Eles fizeram uma árvore em papel colorido e grudaram na parede da sala e depois confeccionaram cartões com desenhos e frases que eles mesmos criaram e agora vamos colocá-las no lado externo do Centro Comunitário para que, quem passar possa ler as frases com estímulos à preservação.”

A LBV busca incentivar as crianças e os adolescentes quanto à preservação da natureza, por meio das atividades desenvolvidas nas salas do Centro Comunitário de Assistência Social, além das atividades realizadas internamente, a instituição promove o passeio a parques ambientais e zoológicos. Desta forma, mostra na prática aos pequenos que somente cuidando dos recursos naturais do meio ambiente no presente é que teremos um futuro garantido para as próximas gerações, ou seja, a LBV apoia e promove o desenvolvimento sustentável.

A adolescente Kellyne Evelyn, de 14 anos, disse que, por meio das atividades realizadas, conheceu os “4 R”: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reeducar. “Reduzir é quando fazemos de tudo para diminuirmos a produção de lixo doméstico; Reutilizar é quando algo que já foi usado pode ser usado novamente em nova função; Reciclar é quando pegamos alguma coisa que para muitos é lixo e transformamos em objetos ou coisas úteis, acontece muito com o artesanato; e Reeducar é quando incentivamos as pessoas a não jogar lixo no chão, fazer queimadas ou desmatar a floresta.”

Foram realizadas quatro oficinas com os atendidos: Conhecendo os “4 R”; Mural de Pintura e Painel Temático; Placas de Conscientização; e Artesanato com garrafas Pet.

Comentários