Em Atalaia do Norte, Tribunal Eleitoral do Amazonas faz homenagem ao indigenista Bruno Pereira

 

Foto: Joao Gomes/JV

O Cartório eleitoral da 42ª de atalaia do Norte, passou a se chamar Bruno da Cunha Araújo Pereira

Na manhã desta quinta-feira (11) aconteceu no Cartório da 42ª Zona Eleitoral de Atalaia do Norte, cerimônia realizado pelo Tribunal Eleitoral do Amazonas, homenageou o indigenista brasileiro Bruno Pereira, concedendo seu nome ao Cartório eleitoral de Atalaia do Norte. A homenagem foi concedida de acordo com a Portaria TRE/AM numero 554, de 07 de julho de 2022.

Foto: Joao Gomes/JV


Em seu discurso, o Desembargador Jorge Manoel Lopes Lins, enfatizou a importância de Bruno Pereira para preservação do Vale do Javari, e fundamental para a implantar cinco sessões eleitorais nas aldeias da Terras Indígenas no ano de 2014, além de dignificar cidadãos indígenas, brasileiros, que tiveram oportunidade de votar pela primeira vez.

Foto: Joao Gomes/JV


O Desembargador Jorge Manoel Lopes Lins, encerrou seu discurso afirmando que a Justiça Eleitora faz hoje esse reconhecimento público em agradecimento por todos os serviços prestados por Bruno Pereira. Onde um país só se faz dignamente com respeito, paz e justiça, disse o desembargador.


A cerimônia contou com a presença do prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva, vereadores, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Policia Militar, União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Ministério Público, além de admiradores de Bruno Pereira.


Foto: Joao Gomes/JV


Varney Kanamary, vice-presidente da Univaja, homenageou o Indigenista Bruno Pereira e Dom Phillips, entoando a música “Canto da Arara” música que Bruno Pereira contava cantava quando estava junto com os irmãos indígenas.

O canto chegou a emocionar os presentes, marcada pela importância de Bruno Pereira e Dom Phillips na preservação da Amazônia.

Foto: Joao Gomes/JV


A Juíza Jacinta da Silva dos Santos, lembrou que tanto ele quando Bruno Pereira são pernambucanos, conterrâneos e torcedor do Sport Recife, em razão de seus relevantes serviços prestados à Justiça eleitoral, sobretudo no Vale do Javari, disse.

Outro ponto alto da cerimônia foi o descerramento de uma placa e uma foto, momento especial, onde o prédio da 42ª Zona Eleitoral de Atalaia do Norte, passou a ter o nome do indigenista Bruno da Cunha Araújo Pereira.

Foto: Joao Gomes/JV


Para o prefeito de Atalaia do Norte, Denis Paiva, infelizmente Bruno Pereira nos deixou de uma forma trágica que manchou a nossa história e que merece justiça. Bruno Pereira e Dom Phillips estarão sempre em nossas memorias e nas nossas lutas, salientou o prefeito e seu discurso.

No dia 5 de junho de 2022, quando descia o Rio Itacoai, rumo à Atalaia do Norte, Bruno Pereira e Dom Phillips, foram assassinados por pescadores, que não aceitavam a fiscalização a pesca ilegal praticada na região das terras indígenas do Vale do Javari.

 


Por: Nailson Tenazor/Jambo Verde

Comentários