Forças Armadas apreendem 480 quilos de pasta base de cocaína

 

Drogas apreendidas pelas Forças Armadas e agentes da Polícia Federal a bordo do navio da Marinha

As Forças Armadas, por meio da Operação Ágata - Comando Conjunto Uiara -, realizaram mais uma grande apreensão de drogas. A ação que iniciou no domingo (28) com desdobramentos até esta terça-feira (30), resultou na apreensão de 480 kg de pasta base de cocaína, nas proximidades de uma pista de pouso clandestina, utilizada como entreposto logístico, no Estado do Amazonas. Segundo estimativas, as drogas apreendidas nesta ação estão avaliadas em 57 milhões e 600 mil reais.

Drogas apreendidas e incineradas pela  Polícia Federal em nova ação das Forças Armadas


Foram empregados nesta ação, militares do Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil, a aeronave black hawk do 4º Batalhão de Aviação do Exército, PARA-SAR (Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento) e a 3ª Companhia de Forças Especiais do Exército Brasileiro junto com agentes da  Polícia Federal.



Militares da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, adjudicados à Operação Ágata, identificaram o local após um voo de reconhecimento e iniciaram um minucioso planejamento, que resultou no transporte de agentes da Polícia Federal, que possuem a competência legal para analisar e destruir as drogas apreendidas. 

A ação conjunta contou também com abastecimento por parte do Exército Brasileiro. No prosseguimento às ações, uma tropa do 17º Batalhão de Infantaria de Selva foi enviada para reforçar a segurança na posição a fim de continuarem as diligências.

Acampamento clandestino utilizado pelos narcotraficantes e drogas encontradas


Uma aeronave que estava camuflada com galhos secos próxima a uma pista de pouso clandestina, apesar de avariada, possuía sistema de comunicação, que foi retirado. Além disso, foi localizado um acampamento dentro da floresta com barracas, antena de internet, comida e água frescas, com características de abandono recente.

Aeronave estava próxima a pista de pouso camuflada com galhos secos 


Com esta apreensão, a Operação soma mais de 1,6 tonelada de entorpecentes apreendidos, avaliados em mais de 80 milhões de reais de prejuízo aos narcotraficantes, que  se utilizam das áreas de difícil acesso da floresta Amazônica para ocultar as atividades ilícitas.

Parte dos entorpecentes, barracas, ferramentas e outros equipamentos foram destruídos no local por conta da dificuldade de transporte. O restante das drogas foram levadas por dois helicópteros da Marinha, para serem analisados pela Polícia Federal.

Pista de pouso clandestina utilizada pelo narcotráfico na Amazônia

Até agora, além das apreensões de drogas, a Operação também enfraqueceu o garimpo ilegal com a neutralização de dragas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). As dragas foram inutilizadas pelos agentes, levados até o local pelas Forças Armadas, causando um prejuízo milionário aos garimpeiros ilegais. As ações também contribuem para a preservação da fauna e flora da Amazônia.

Ações Cívico-Sociais (ACISO) e de Assistência Hospitalar (ASSHOP) também são realizadas ao longo da operação, beneficiando a população com atendimentos médicos e odontológicos, oficinas lúdicas, doação de roupas e cestas básicas.

A Operação Ágata - Comando Conjunto Uiara - visa combater crimes transfronteiriços e ambientais, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira. É coordenada pelo Ministério da Defesa e executada pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira em cooperação com órgãos federais, estaduais e municipais, além de agências governamentais.

 

 

Via Comando Militar da Amazonia(CMA)

Comentários