Android e iOS se assemelham em alguns aspectos, mas têm diferenças consideráveis; a seguir, confira todos os pontos positivos e negativos de cada sistema operacional
Android e iOS são os principais sistemas operacionais para celulares, com alguns pontos em comum e diferenças relevantes nas quais um leva vantagem sobre o outro. Para comparar um com o outro, o usuário deve considerar tópicos importantes como interface, usabilidade, recursos, segurança e inteligência artificial (IA). Pensando nisso, o TechTudo preparou um guia completo com as principais diferenças entre Android e iOS para te ajuda a entender os pontos positivos e negativos de cada um. Confira, mais detalhes sobre cada software, a seguir.
Android ou iOS: veja principais diferenças e qual é o melhor sistema — Foto: Arte/TechTudoVantagens do Android
O Android é um sistema operacional muito mais flexível em comparação ao iOS. Desenvolvido em código aberto, cada fabricante pode adicionar funcionalidades aos dispositivos, como a Samsung faz com a One UI e a Xiaomi com o HyperOS. Essa opção fornece ao usuário mais opções de personalização, permitindo que a interface tenha um toque pessoal. Além disso, o Android se destaca pela maior integração com os serviços do Google e pela ampla compatibilidade com diferentes dispositivos.
O sistema desenvolvido pelo Google também oferece recursos exclusivos que não estão presentes no iOS. Um deles é a navegação por gestos, que permite acessar funções rapidamente ao deslizar a tela. Outro é o modo de tela dividida, que possibilita o uso simultâneo de dois aplicativos. Além disso, há a opção de adicionar perfis de convidados com contas individuais, ideal para quem compartilha o dispositivo.
Quais são as vantagens do Android? Confira — Foto: Arte/TechTudoOutro ponto de vantagem é o assistente de voz usado no Android, o Google Assistente. Em comparação a Siri, utilizada no iOS, o assistente do Android é considerado mais inteligente por se integrar a inteligência artificial com o Google Gemini. Além disso, o recurso também permite que você controle uma TV com o Chromecast.
Desvantagens do Android
Embora o Android permita a instalação de aplicativos de fontes externas, essa flexibilidade também pode ser uma desvantagem. Apesar dos esforços do Google para manter a segurança na Google Play Store, dispositivos com esse sistema tendem a ser mais vulneráveis a vírus e malwares, visto que com essa maior liberdade, o usuário também está exposto a apps com APK.
Outro ponto negativo do Android é a irregularidade nas atualizações do sistema. Como cada fabricante personaliza o software para seus dispositivos, não há um cronograma unificado de lançamentos. Isso faz com que as atualizações cheguem em momentos diferentes para cada marca, como no recente adiamento da One UI 7 pela Samsung. Além disso, como cada fabricante personaliza muito os dispositivos, pode ser difícil ter todos os melhores recursos do sistema em um único aparelho.
Android pode ser considerado um sistema mais vulnerável; entenda — Foto: PxHereVantagens do iOS
A segurança e a privacidade do usuário são pontos fortes do iOS. A Apple investe continuamente em medidas para proteger seus dispositivos contra ameaças digitais. Além das varreduras de segurança que ocorrem frequentemente na App Store, o fato do sistema ser fechado reforça essa proteção. Como não permite a instalação de aplicativos de fontes externas, o iPhone é menos vulnerável a malwares — embora, recentemente, pesquisadores da Kaspersky tenham identificado aplicativos infectados com spywares na loja oficial da Apple.
O iOS também se destaca graças a outros recursos, incluindo novidades que tornam a experiência do usuário ainda mais completa. A nova versão do sistema, o iOS 18, trouxe, por exemplo, um gravador de chamadas telefônicas e uma atualização no app Calculadora, que agora permite conversões monetárias em tempo real. Outra grande inovação é o Genmoji, ferramenta de inteligência artificial (IA) capaz de criar emojis personalizados diretamente no iPhone.
Genmoji e Apple Playground são os novos recursos da Apple Intelligence — Foto: Victor Bastos/TechTudoAlém disso, a integração com outros dispositivos também é um tópico de destaque. O iOS combina perfeitamente com aparelhos Apple Watch, Apple TV e iPads, por exemplo. Recursos como a câmera de continuidade da Apple permite que o usuário utilize seu iPhone como uma webcam para o Mac. O Handoff também possibilita continuar um trabalho em outro dispositivo que esteja próximo, sem perder o conteúdo.
Desvantagens do iOS
Por outro lado, a rigidez do iOS pode torná-lo menos atrativo para alguns usuários. Dispositivos com esse sistema são integrados exclusivamente aos serviços da Apple, limitando a conectividade com outras plataformas. Além disso, a padronização da interface reduz as possibilidades de personalização por fabricantes. Embora ofereça algumas opções de ajuste, o iOS mantém uma experiência visual praticamente idêntica para todos os usuários.
Outra desvantagem é a falta de suporte para expansão de armazenamento via cartão de memória, o que pode ser um problema para quem precisa de mais espaço. Além disso, o sistema não tem recursos que melhoram a usabilidade, como o modo de tela dividida e uma navegação por gestos mais avançada, presentes no Android.
iOS 18 é a última atualização do iPhone — Foto: Divulgação/AppleCom informações de Tom's Guide e PC Mag
Por: Tech Tudo
Comentários
Postar um comentário