Atalaia do Norte: Operação Curaretinga II – realiza ações preventivas e repressivas contra os Crimes Transfonteriços e Ambientais
Em prol da Defesa da Pátria e da manutenção da nossa Soberania, o Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva(CF Sol/8º BIS) finalizou a Operação Curaretinga II, desenvolvida por esta Unidade e sob coordenação da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), no Vale do Javari e Curuçá.
As ações visam garantir a soberania nacional, manter a presença do Estado e contribuir no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais, fortalecendo a faixa de fronteira da Amazônia Ocidental. Durante a operação, as tropas percorreram mais de 1.800 km no eixo do Vale do Javari e Curuçá, realizando patrulhamentos fluviais, abordagens, bem como revistas de pessoas e embarcações.
As ações contribuíram para a ampliação da segurança na região, garantindo a integridade das nossas fronteiras e reafirmaram o compromisso do Exército com a soberania nacional. Ressalta-se que o Pelotão Especial de Fronteira de Estirão do Equador também integrou a operação, atuando com ações de patrulhamento e reconhecimento, evidenciando a integração e a presença ativa do Exército na região.
Além disso, os militares realizaram uma Ação Cívico-Social (ACISO) nas comunidades indígenas Soles e Maniwa, da etnia Mayuruna, com um total de 178 procedimentos, quais sejam: atendimentos médicos, odontológicos, distribuição de medicamentos e outros serviços, apoiando e protegendo os povos originários e as comunidades amazônidas.
“Exército presente, Amazônia protegida!”
Por: Comando Fronteira Solimões
Comentários
Postar um comentário