Saiba o que o Garantido preparou para a 1ª noite de apresentação no Bumbódromo


Com o sub-tema "Somos o Povo da Floresta", o Boi Garantido vai mostrar na arena a formação do bumbá. A apresentação inicia a partir das 20h


(Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)

Parintins, AM - O boi Garantido abre a primeira noite de apresentações nesta sexta-feira (27), a partir das 20h, no Bumbódromo em Parintins e apresenta o tema "Boi do Povo, Boi do Povão", com o sub-tema "Somos o Povo da Floresta". Nesse primeiro ato o boi vai mostrar na arena a formação do bumbá por povos da comunidade local, na figura do próprio fundador, mestre Lindolfo Monteverde, pelos quilombolas e pelos indígenas Tupinambás que habitavam a cidade (distante 369 quilômetros em linha reta de Manaus).

Na celebração folclórica "O ecoar das vozes da floresta", a Amazônia será mostrada na arena como "um farol do despertar da consciência ambiental e direito à vida". Nesse ato, o poeta e jornalista, Tiago de Mello, será evocado por definir a Amazônia como "a menina dos olhos do mundo", assim como o ambientalista Chico Mendes, Tuíre Kaiapó e Txai, líder do povo Suruí. A lenda indígena da primeira noite é Tapyra'yawara, figura mítica da Amazônia, com cabeça de onça e corpo de anta. A alegoria é assinada pelo artista Neto Barbosa. E corpo cênico formado por Grupo Estrelart de Parintins e Grupo Porantim de Maués.

A Figura Típica Regional traz 'O Povo Negro da Amazônia' e nesse ato Maria do Carmo Monteverde, filha de Lindolfo, neta de Alexandriana, mulher que dá o nome à Baixa da Xanda, será homenageada. A alegoria é assinada pelos artista Rogério Azevedo, com corpo cênico de Gandhicats, Grupos Lendários de Santarém, Boiúna de Boa Vista do Ramos e Bailado Supremo de Barcelos. A noite "Moyngo, a iniciação Maragareum", do artista Juciê Santos e corpo de danças: Xamânicos de Parintins, Guerreiros Wayana de Macapá e Grupo Ágatha de Presidente Figueiredo.

Transmissão

A passagem de som começa às 15h30, mas a partir das 15h, por meio do canal no Youtube do acrítica.com direto da Ilha Tupinabarana com Dante Graça e Laynna Feitoza, os torcedores poderão acompanhar esse momento que funciona como um 'esquenta' para a noite de apresentações. O boi Caprichoso realiza primeiro a passagem de som e em seguida o boi Garantido ajusta a aparelhagem por ser o primeiro a se apresentar. A TV A Crítica começa a transmissão da noite a partir das 19h.




Por:Acritica.com

Comentários