Presidente dos EUA quer dialogar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (01) que está aberto a conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em meio ao impasse diplomático causado pela imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
“Ele pode falar comigo quando quiser”, disse Trump, ao ser questionado pela repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo, sobre a possibilidade de diálogo direto entre os dois líderes.
A declaração ocorre em meio a um crescente mal-estar entre os dois países. Trump evitou explicar os motivos por trás da medida, mas lançou críticas ao governo brasileiro. “As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”, afirmou, sem especificar a quais decisões se referia.
Apesar da crítica, o presidente americano adotou um tom conciliador em parte de sua fala. “Eu amo o povo do Brasil”, disse. “Vamos ver o que acontece”, completou, sem antecipar novos passos na política comercial entre os dois países.

Trump e o Brasil
Na quarta-feira (30), em entrevista ao jornal The New York Times, Lula afirmou que nenhuma autoridade norte-americana demonstrou disposição para discutir o aumento das tarifas.
“Designei meu vice-presidente, meu ministro da Agricultura e meu ministro da Economia para conversar com seus equivalentes nos EUA. Até agora, não foi possível”, disse.
Fontes do Palácio do Planalto indicam que os canais diplomáticos com Washington estão praticamente inoperantes e que há dificuldade para estabelecer diálogo com o núcleo político do governo Trump.
A imposição das tarifas agravou o clima de tensão comercial e colocou em xeque a capacidade de articulação entre os dois países, que tradicionalmente mantêm uma relação estratégica nas áreas econômica e diplomática.
Por:ICL Noticias
Comentários
Postar um comentário