JAMBO VERDE - Comunidade de São Rafael realiza contagem do pirarucú



No período de 26 de Julho a 02 de Agosto, foi realizado na Comunidade São Rafael o primeiro Curso de Manejo dos Recursos Pesqueiros, a abertura do Curso contou com a participação do Exmo. Prefeito Municipal Nonato do Nascimento Tenazor, que enfatizou com bastante veemência a necessidade se capacitar os comunitários para que possam com o tempo andar com as próprias pernas, durante o seu discurso de abertura o prefeito também fez questão de informar que apesar das dificuldades financeiras que a prefeitura vem enfrentando ele vai continuar investindo no Desenvolvimento Sustentável do Município.
Esclareceu que neste primeiro momento o Projeto de Manejo de Lagos em São Rafael é piloto e que após a primeira captura do pirarucu manejado ele vai expandir o investimento para outras comunidades que mostrem interesse em trabalhar com este seguimento. Aproveitou o momento para anunciar que havia contratado o Engenheiro de Pesca José Maria Damasceno pioneiro do manejo de lagos no Brasil conhecido internacionalmente para aplicar a capacitação em Manejo dos Recursos Pesqueiro e que ele a partir daquele momento já faria parte da equipe técnica como responsável técnico pelo Primeiro Plano de Manejo Participativo Comunitários dos Lagos com Ênfase no Pirarucu (Arapaima Gigas) no Município de Atalaia do Norte. 




O curso foi iniciado pelo Engenheiro de Pesca José Maria que começou falando que a organização social é o principio básico para iniciar as atividades de manejo de pesca, falou de parâmetros para implantação do manejo, mapeamento participativo, foram identificadas a forma de pescar e os apetrechos usados pelos pescadores, foi feito esclarecimento da Lei de Crimes Ambientais (lei 9.605), a Portaria que determina tamanho mínimo das espécies a serem capturadas, infraestrutura necessária, transporte, comercialização e Contagem de Pirarucu.

O que é o curso de Contagem de pirarucu?

O curso de contagem de Pirarucu é uma capacitação necessária exigida pelo IBAMA às comunidades que praticam o manejo de pesca. É necessário selecionar pescadores experientes porque eles conhecem a boiada do pirarucu e pelo barulho eles identificam o tamanho. É importante ressaltar que nesta atividade é aproveitado o conhecimento dos pescadores experientes e mediante aos trabalhos apresentados ao IBAMA foi comprovado que os pescadores experientes contam bem os pirarucus acima de um metro. Foram capacitados 28 comunitários como Contadores Oficiais de Pirarucu e contados em 14 lagos um total de 1.193 indivíduos. Nossa expectativa foi superada, levando em conta o curto período de proteção dos ambientes hídricos e esperamos realizar ainda este ano a I Feira Pirarucu Manejado em Atalaia do Norte.

Comentários