terça-feira, 23 de dezembro de 2014

JV TEC - Veja o que esperar do Galaxy S6, próximo smartphone top da Samsung

O Galaxy S6 está cada vez mais próximo. Pelo menos, é o que garante diversos rumores que circularam na web nas últimas semanas. No geral, a expectativa é que a Samsung promova grandes mudanças no seu top de linha Android, já que o Galaxy S5 tem alcançado resultado muito abaixo do esperado em todo mundo. Para te ajudar a imaginar o que vem por aí, o TechTudo preparou um especial com o que você pode esperar do Galaxy S6.
Design
Ao que parece, a tendência da Samsung é substituir o plástico por um acabamento metálico em todos os seus tops de linha. Com o Galaxy S6, isso não será diferente: o telefone deve vir com uma borda parecida com as do Note 4 e Alpha, mas deve parar por aí. A parte traseira deve continuar com acabamento em plástico e removível, uma marca dos aparelhos da empresa.
A razão para essa mudança é simples: a empresa pretende que seus telefones tenham um acabamento mais elegante e sofisticado, dando a impressão de aparelho premium. Fora isso, não há nenhuma mudança significativa esperada, exceto por possíveis variações no tamanho e espessura, especialmente para acompanhar o iPhone 6.
Há ainda uma possibilidade bastante remota, mas que pode acontecer: a perda dos botões físicos e capacitivos na parte frontal. Isso já é tendência em outros tops de linhas Android, que trazem apenas os botões virtuais na tela e um design mais clean. O Galaxy S6 pode adotar esse padrão para tentar reconquistar usuários que migraram para os concorrentes.

Tela
Já é praticamente certo que o novo top de linha da Samsung virá com uma tela Super Amoled com resolução QHD (1440p). Com isso, a expectativa é que o aparelho consiga exibir imagens muito mais definidas e claras do que o seu antecessor S5. Umas das principais vantagens da mudança, por exemplo, estaria na leitura de textos, já que a densidade de pixels no display deve ser altíssima.
Quanto ao tamanho, ainda não se sabe muito. Entretanto, a principal expectativa é que ele tenha 5,5 polegadas, cerca de 0,4 polegada a mais do que a atual. O Galaxy S6 deve trazer ainda a nova tela Gorilla Glass 4, que promete ser muito mais resistente a quedas e impactos bruscos do que sua antecessora.




Desempenho
Este é um dos grandes ponto de atenção quando se fala dos smartphones Galaxy. Para o S6, são aguardados dois tipos de configurações: a primeira inclui um processador Snapdragon 810 e a outra teria um chip Exynos 7. Ambos teriam oito núcleos de processamento e trariam o suporte à arquitetura 64 bits, assim como os chips da Apple e o iOS 8.
Outros rumores apontam ainda para uma memória RAM de 3 GB, 1 GB a mais do que o S5. No armazenamento, a Samsung pode fazer uma mudança: extinguiria a versão de 16 GB e trabalharia apenas com modelos de 32, 64 e 128 GB interno, com provável suporte a microSD. Há ainda a possibilidade de o telefone trazer um chip da Broadcom que combina e gerencia diversos sensores do smartphone e promove uma maior economia de bateria.

Bateria
Ainda não se tem informações sobre a bateria do aparelho, mas uma tendência é que ela venha com a mesma capacidade de carregamento rápido do Galaxy Note 4. Além disso, o Ultra Power Save mode pode sofrer melhorias e ficar ainda mais eficiente depois do Android 5.0 (Lollipop) e seu Project Volta.

Câmera
Outro ponto importantíssimo do smartphone, a câmera provavelmente deve receber melhorias. A resolução da mesma ainda é uma dúvida: alguns rumores apontam para 20 megapixels, enquanto outros apontam para a manutenção dos atuais 16 MP. Caso opte pela segunda opção, o sensor provavelmente será o mesmo que equipa o Note 6.


O Galaxy S6 pode receber ainda melhorias no que diz respeito à velocidade de foco, desempenho em ambientes com baixa luminosidade, melhorias na função HDR, entre outras. No que diz respeito à vídeos, o telefone deve continuar gravando em 4K (2160p) e pode ganhar alguma novidade relacionada à câmera lenta para concorrer com o iPhone 6. Uma novidade bem-vinda, mas não comentada, seria a inclusão de um sistema de estabilização óptica de imagem (OIS).
Sistema
Uma tendência, já praticamente dada como certa, é que o Galaxy S6 venha equipado com o Android 5.0 (Lollipop). Lançado recentemente, essa versão traz uma seria de melhorias no consumo de bateria, novas funcionalidades e mudanças importantes no design do sistema.


As novidades visuais do Android Lollipop, no entanto, devem reacender as discussões sobre a personalização aplicada pela Samsung. A criticada TouchWiz certamente passará por mudanças e trará uma cara diferente da presente do S5, o que já é comum. Entretanto, não há como saber se a Samsung pretende adotar o Material Design em seus telefones ou se deixará a interface padrão do Android fora dos seus telefones.
Ainda no que diz respeito ao sistema, é preciso aguardar para ver quais aplicativos e funcionalidades que a empresa apresentará com o novo aparelho. Normalmente, os tops da linha Galaxy chegam acompanhados de novos serviços, como o S Health, por exemplo. Entretanto, isso dependerá ainda do hardware colocado pela companhia no telefone.

Versões
Assim como o de costume, o Galaxy S6 pode vir em mais de uma versão. De acordo com alguns rumores, além do modelo simples, a Samsung pretende lançar um modelo com o codinome Edge. O aparelho traria telas nas laterais, o que permitiria que o usuário acompanhasse notificações e abrisse aplicativos sem ter que tocar na tela principal, como acontece com o Note Edge.

Não estão confirmadas ainda a chegada de versões dual-sim, mini, Plus, K Zoom, Active ou outras lançadas pela Samsung em relação ao S5. Entretanto, é bastante provável que isso aconteça, considerando o histórico da empresa.

Afinal, quando é o lançamento?

Ainda não se sabe, mas trabalha-se com duas datas. A primeira pode ser durante a CES 2015, em Las Vegas, já no próximo mês. Nesse caso, a Samsung gostaria de adiantar o lançamento do seu top de linha para tentar alavancar as vendas no setor.
Já a segunda possibilidade, e talvez a mais provável, é a apresentação no Mobile World Congress, que acontece em fevereiro em Barcelona. A feira, especializada em smartphones e tablets, marcou a chegada do S5 e de vários outros tops de linha, como o Xperia Z2, no último ano. Portanto, é possível que a Samsung aguarde até a ocasião para mostrar o seu novo aparelho.

0 comentários:

Postar um comentário