JV MANAUS - Candidatos classificados no Bolsa Universidade têm até sábado para a entrega dos documentos
Os 6.493 candidatos classificados
para o Programa Bolsa Universidade 2015, da Prefeitura de Manaus, têm até
sábado, 17, para a entrega da documentação exigida e a garantia da vaga. O
prazo começou nesta quinta-feira, 15. Quem não apresentar a documentação, estará
automaticamente eliminado do processo.
A prefeitura chama a atenção para
que os classificados não deixem para a última hora a entrega da documentação.
“O processo deve ser feito com tranquilidade para, se necessário, o candidato
ter tempo hábil para providenciar algum documento pendente”, ressalta Luiza
Bessa Rebelo, diretora-geral da Escola de Serviço Público Municipal
(Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e
Gestão (Semad), e responsável pela coordenação do Bolsa Universidade. O
programa concede bolsas de estudo integrais e parciais de 75% e 50%, em
cursos de nível superior, em instituições parceiras.
A documentação exigida no edital
do programa deve ser entregue na sede da Espi, na avenida Professor Nilton
Lins, 3259, Bloco D, Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul. Nesta quinta, 15,
e sexta-feira, 16, o horário de atendimento é de 8h às 19h. No sábado, 17,
é de 8h às 14h.
Os candidatos classificados devem
ficar atentos aos prazos, pois somente com a entrega dos documentos tem a
garantia da vaga. Caso contrário, a vaga é colocada à disposição, no sistema, e
o candidato é eliminado do processo.
A diretora geral da Espi, Luiza
Bessa Rebelo, alerta que nesse primeiro momento somente os candidatos
classificados devem entregar a documentação. As pessoas que ficaram na lista de
reserva devem aguardar o anúncio do período de remanejamento, quando vai ser
possível optar por um curso diferente ou outra instituição de
ensino.
Para concorrer às vagas para
2015, a Espi registrou a inscrição de 51.711 pessoas. Em 2014, o número de
inscritos foi de 38.620 mil candidatos.
Documentos exigidos
Os candidatos devem apresentar os
documentos de identificação e comprovante de renda de todos os membros da
família declarados no ato da inscrição (CPF e RG para maiores de idade,
Certidão de Nascimento para menores). Também devem levar o comprovante de
residência.
O candidato precisa apresentar,
ainda, a Declaração de Renda Familiar. Este documento pode ser impresso direto
do Portal do Candidato, no site bolsauniversidade.manaus.am.gov.br.
Nessa declaração, deve ter especificada a renda de todos que residem no mesmo
domicílio, conforme atividade exercida pelos moradores.
De acordo com Luiza Rebelo,
os estudantes de primeiro período, precisam levar o comprovante de aprovação em
vestibular para o ano letivo de 2015. Já os alunos que irão cursar a partir do
segundo período, devem entregar declaração ou documento que comprove vínculo
com a instituição de ensino. A declaração precisa ter sido expedida em data não
superior a 90 dias.
O Programa Bolsa
Universidade prevê cota de 5% das vagas para pessoas com deficiência. Nesse
caso, os candidatos, no ato da entrega dos documentos, devem apresentar,
também, um laudo médico com o CID (Código Internacional da Doença), emitido por
uma Junta Médica Oficial - original ou cópia autenticada. O Bolsa
Universidade também reserva 2% das vagas para os idosos com idade a partir
de 60 anos.
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