Vinte alunos da rede pública são selecionados pelo Governo do Amazonas para intercâmbio no Canadá



O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), divulgou nesta quinta-feira, dia 12 de fevereiro, os nomes dos 20 alunos do programa Amazonas Bilíngue que vão participar de um intercâmbio educacional de 15 dias no Canadá. Os alunos são da primeira turma do Amazonas Bilíngue e conquistaram as vagas após obterem as maiores médias no programa, que tem o objetivo de contribuir com a formação, na língua inglesa, de futuros profissionais principalmente para a área de turismo.
O anúncio dos selecionados foi feito pelo secretário de educação, Rossiele Soares, na Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, bairro Dom Pedro, zona oeste de Manaus. O programa Amazonas Bilíngue foi lançado em 2013 e atende alunos do 1o e 2o  ano do ensino médio da rede pública estadual da capital e de sete municípios do interior, como Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Parintins, Manacapuru, Iranduba, Novo Airão e Rio Preto da Eva. O curso possui duração de dois anos, com carga horária de 200 horas de atividades formativas e material didático específico.

Para a aluna Keully Thiffany, 17, o programa deve possibilitar crescimento acadêmico e profissional. “As minhas expectativas são de conseguir uma vaga no mercado  de trabalho que anda muito concorrido. Ter um segundo idioma é fundamental para trabalhar e fazer carreira na vida. Esse projeto nos estimulou muito com as aulas e gincanas. Eu já pratico o que aprendi e agora mais ainda com essa oportunidade de ir ao Canadá”, disse.
Única selecionada do interior do Amazonas, a aluna Giovanna Guimarães, 16, do município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), fez as aulas de inglês na Escola Estadual Senador João Bosco e tem grande expectativa em relação à viagem. “Tivemos algumas dificuldades no decorrer do curso porque veio a enchente na nossa cidade. Mas tudo isso foi superado e eu estou com a maior expectativa de poder fazer essa viagem para aperfeiçoar ainda mais meu inglês”. 
Critérios - O programa já ofereceu gratuitamente um total de duas mil vagas, com a primeira turma de mil alunos, que ingressaram em 2013, e a segunda turma com 1.140 alunos, iniciada em 2014. No término do curso, os 200 melhores alunos do programa são contemplados com um exame de proficiência reconhecido internacionalmente pela Universidade de Cambridge (University of Cambridge), no Reino Unido. Os 20 estudantes com maior pontuação global são selecionados para ir ao Canadá.  
Foco no turismo – Segundo o secretário da educação, Rossieli Silva, o programa busca qualificar os estudantes para o atendimento aos turistas que vêm ao Estado. “O projeto foi concebido para ensinar a língua inglesa para mostrar o que o Amazonas tem de bom para quem chega ao nosso Estado. E esses alunos quando forem trabalhar em qualquer função vão poder atender os turistas. O programa ajudou muito na Copa do Mundo, pois muitos alunos foram voluntários e atenderam quem veio visitar nossa cidade”, comentou.
Ampliação – O programa Amazonas Bilíngue deve oferecer, neste ano, mais de 2 mil vagas, com a proposta de ampliação para o interior do Estado. Segundo o secretário de Educação, novos investimentos devem ser feitos para melhorar a metodologia de ensino do programa.
“O Amazonas Bilíngue vai além do inglês, pois estamos trabalhando com espanhol, japonês e francês. Temos uma boa parceria com o consulado do Japão em Manaus e vamos ter outro modelo do programa com as escolas bilíngues, no qual o aluno vai aprender na língua mãe e na língua inglesa outras disciplinas, ou seja, o estudante vai ter em algumas escolas aulas de matemática em inglês.  Mais isso será implantado de maneira gradativa em nosso Estado”, disse Rossieli.
Selecionados – Os alunos selecionados pela Seduc para o intercâmbio educacional no Canadá foram: Carlos da Costa Lopes; Keully Tiffany Mota; Yurika Oka; Gabriel Veras Cabral; Paloma Duarte da Silva; Loise Raquel Silva; Alice Flavia Bezerra; Yaagov Mesraym Pereira; Rodrigo Schaefer da Silva; Giovanna Guimarães Azevedo; Debora Lira de Lacerda; Louene Sariah da Silva; Marcos Vinícius Guedes; Loyana Cunha de Souza; Tyfany Barbosa; Kamylla Correa; Syivio Nascimento; Josiel Souza; Gabriela Barros; Wyvirlane Valente.

Comentários