Benjamin Constant lidera Ranking da Transparência no Amazonas



Benjamin Constant (AM) — A prefeita do município de Benjamin Constant, Iracema Maia (PSD) atribuiu a sua equipe de trabalho o mérito por colocar a Prefeitura como líder no Ranking da Transparência no Estado do Amazonas ao obter o índice 8,60 na avaliação do Ministério Público Federal. A Prefeitura ficou em primeiro lugar no ranking à frente da Prefeitura de Manaus em 4º. Lugar com o índice 7,70 e do próprio Governo do Estado em 5º. lugar com o índice 7,50.
Além de superar os 62 municípios do Amazonas, incluindo a capital e o próprio Governo do Estado, o índice alcançado pela Prefeitura de Benjamin Constant superou outras onze capitais de Estados como o Rio de Janeiro que obteve o índice 8,20 e até mesmo o Distrito Federal, a capital do País que obteve apenas 7,60.



“Nós procuramos aperfeiçoar a transparência colocando para o público todas as informações de nossa administração. Agora mesmo o Portal da Transparência está passando por uma reformulação para que a população tenha mais acesso. Nós cumprimos o nosso dever de prestar contas de nossa administração, coisa que infelizmente meus antecessores não fizeram”, afirmou Iracema Maia após conceder entrevista à Rádio CBN Amazônia.
Na semana passada ela foi escolhida uma das 100 prefeitos e prefeitas do Brasil dentre os 5.570 gestores municipais pela excelência de gestão. O prêmio foi concedido pela Associação Nacional de Prefeitos e Vice-Prefeitos (ANPV) em solenidade no Senado Federal.
Iracema segundo a ANPV se destacou por administrar com responsabilidade fiscal, pagamentos de dívidas trabalhistas e de salários em dia, aplicação correta dos recursos públicos, boas práticas administrativas e valorização do servidor público.
No início final de maio, a prefeita recebeu da Justiça do Trabalho o certificado de quitação de dívidas trabalhistas. Até dezembro do ano passado a Prefeitura pagou quase R$ 1 milhão de reais em dívidas contraídas desde os seus antecessores.
Tribunal de Contas
Na última terça-feira (06/06) o Tribunal de Contas do Estado aprovou a prestação de contas da administração da prefeita Iracema Maia relativo ao exercício financeiro de 2013.
“Tivemos nossas contas aprovadas, mas o TCE aplicou uma multa a qual vamos recorrer, por causa do atraso no envio de alguns balancetes. Ocorre que não podíamos alimentar o sistema com nossas contas pois não tínhamos e comunicamos isso ao tribunal o balanço e documentos do exercício de 2012 de responsabilidade do ex-prefeito”, afirmou a Prefeita.
Segundo Iracema a Prefeitura a falta de documentação contábil e financeira do exercício de 2012 impediu que sua administração alimentasse o sistema com os dados de 2013.
“Vamos recorrer da multa pois não podemos arcar com o ônus da responsabilidade do ex-gestor que até hoje não apresentou o balanço geral até hoje. Tanto é que as contas do ex-prefeito está como tomada de contas especial, procedimento este quando um gestor não presta contas de sua administração ao TCE”, observou a prefeita.

Comentários