JV FESTIVAL - Polícia Civil reforça fiscalizações a embarcações com destino a Parintins



A Polícia Civil do Amazonas, por meio de 24 investigadores, lotados no Departamento de Polícia do Interior (DPI), Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) e Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), auxiliou ao longo desta semana nas vistorias a embarcações com destino ao município de Parintins, distante 369 quilômetros em linha reta da capital, onde tem início nesta sexta-feira, dia 24, a 51ª edição do Festival Folclórico de Parintins. 
Os trabalhos foram centralizados no Posto de Fiscalização da Marinha do Brasil, montado à margem esquerda do Rio Negro, perto do Encontro das Águas. A fiscalização foi coordenada pela Marinha do Brasil, por meio do 9º Distrito Naval. De acordo com o diretor do DPI, delegado Mariolino Brito, as fiscalizações foram iniciadas na tarde da última segunda-feira, dia 20, e continuam nesta sexta-feira, dia 24.

“O objetivo da ação foi garantir a segurança dos passageiros e da tripulação das embarcações que irão trafegar pelo Rio Amazonas com destino a Parintins, em torno do festival folclórico que terá início hoje e segue até domingo, dia 26. Durante as inspeções analisamos as documentações das embarcações, os equipamentos de segurança, as condições dos motores e geradores de energia. Também averiguamos se havia excesso de passageiros, bem como a presença de crianças ou adolescentes desacompanhados dos responsáveis e também o transporte de material ilícito”, destacou Mariolino Brito.  
Para o empresário Antônio Rocha, dono do barco Amazona Star, as fiscalizações realizadas nesse período, onde o fluxo de embarcações pelo Rio Amazonas é intenso, são importantes para garantir a segurança de todas as pessoas que utilizam o transporte fluvial até a Ilha Tupinambarana. “Eu faço o trajeto Manaus-Parintins no período do festival há três décadas e todos os anos temos a felicidade de passar por essas fiscalizações, que na minha opinião são de extrema importância para mantermos a segurança dos nossos passageiros e também da tripulação”, declarou.
A ação contou, ainda, com a participação de outros órgão das esferas federal, estadual e municipal, entre eles, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), integrantes da Força Tática e Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Estado, representantes do Conselho Tutelar e Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

Comentários