JAMBO VERDE - História do município de Atalaia do Norte ganha livro



 Por Matheus Ravel
“Aprofunde seus conhecimentos acerca de Atalaia do Norte e conheça um pouco mais sobre a trajetória de vida dos personagens que muito contribuíram para o município”. Este é um trecho da mensagem da capa do livro intitulado “O Polir da Pérola”, que relata história de Atalaia do Norte, na mesorregião do Alto Solimões, sudoeste do Amazonas. 
A “Pérola do Javari” - apelido carinhosamente dado por fazer parte do Vale do Javari - possui 61 anos de história e ganha de presente sua primeira obra literária que conta a trajetória dos cidadãos responsáveis pelo surgimento e crescimento da cidade.   
O autor é o assistente social Carlos Heleno, neto de um ex-prefeito da cidade da década de 70. De acordo com ele, a iniciativa abre espaço para novos projetos que resgatem a cultura e história do lugar. 


“Atalaia do Norte a partir desse momento único passa a ter identidade e sua história relatada no livro, o que resgata e leva a conhecimento de todos verdadeiros heróis e desbravadores que acreditaram e dedicaram suas vidas para ver esta cidade crescer e se desenvolver”, ressaltou. 
Resgate cultural 
No livro, personagens que participaram da fundação da cidade como Aluízio Tenazor, José Otacílio e Amauri Veiga relembram desde a fundação, até os dias de hoje, as figuras que estão imortalizadas nas ruas, prédios, praças e costumes do povo. 
O evento de lançamento de “O Polir da Pérola” acontece neste sábado (23),  na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada na rua Pedro Teixeira, Centro de Atalaia do Norte.

Comentários