JAMBO VERDE - Prefeito Nonato Tenazor se reune com associações e professores indigenas



Na noite desta Quarta-feira (25), as Associações Indígenas do Vale do Javari, Funai e Univaja,  por meio do presidente da Câmara de Atalaia do Norte, Adelson  Korá Kanamary, convocaram o Prefeito de Atalaia do Norte, Nonato Tenazor, secretaria de educação Maria Edmar e Darcy Marubo, de Assuntos indígenas para discutir a contratação de professores indígenas para o ano letivo de 2017, nas aldeia do Vale do Javari.
Outro assunto discutido na plenária da Câmara e a construção de escolas nas aldeias. Que segundo a assessoria da secretaria de educação municipal informou, já está sendo discutido o planejamento das obras. A secretária ressaltou, que para a contração dos professores indígenas, as associações deverão se reunir para tratar o assunto. Já que parte dos professores não cumpriram a determinação da secretaria municipal  de educação.


“Daqui pra frente, as associações indígenas, deverão selecionar os profissionais que atuarão na área indígena. Com isso, a responsabilidade será dividida. Já que é necessário manter professores comprometidos com a educação indígena no município”, disse a secretária Maria Edmar.

O prefeito Nonato Tenazor, fez lembrar que a sua gestão, é a que mais valorizou a educação. Principalmente a educação indígena do Vale do Javari. Igualando o salario do professor indígena, ao professor da sede. Além,  de pagar abonos salariais, nos últimos quatro anos. “Num esforço gigantesco, conseguimos pagar salários, décimos terceiro, e abono de R$: 3. 412,00 a todos os profissionais da educação, no ano de 2016”, disse o gestor.


Comentários