UEA vai implantar um Centro Multiusuário para Análise de Fenômenos Biomédicos



Um Centro Multiusuário para Análise de Fenômenos Biomédicos (CMABio) será implantado em 2017 na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O Centro é resultado de um convênio da UEA com Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e será instalado na Escola Superior de Ciências da Saúde (Esa), no bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus.


No CMABio serão realizadas pesquisas como análise das superfícies de estruturas celulares, pesquisas nas áreas básicas de saúde, biomedicina, medicina, farmácia e bioquímica. O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, ressaltou a importância de parceria com instituições públicas e privadas como forma de driblar os efeitos da crise financeira. “Nesse momento em que os recursos estão muito escassos, receber um capital, por meio de um convênio com a Finep, é de extrema importância para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia na nossa região. Essa parceria vai nos permitir conhecer melhor esses fenômenos biomédicos e nos colocar em patamar de pesquisa nacional e internacional”, completou Costa.

As pesquisas realizadas no local serão desenvolvidas em parceria com diversas instituições de pesquisa como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). No local, serão instaladas ferramentas de preparo de amostras para análise de morfologia, ultraestrutura de superfícies de sistemas biológicos e de biomateriais, por meio de Microscopia Eletrônica de Varredura.

O convênio entre as partes foi assinado no mês passado. De acordo com a Finep, o objetivo é dar condições para o desenvolvimento de atividades estratégicas de pesquisa científica e tecnológica do País.

Comentários