Governo do Amazonas lança Programa “Bem-Estar do Servidor” com foco na melhoria da qualidade dos serviços públicos



Com foco na premissa de que servidores felizes trabalham melhor, o Governo do Amazonas lançou na manhã desta terça-feira, 7 de março, o programa “Bem-Estar do Servidor”, que visa melhorar o ambiente de trabalho, provendo satisfação entre servidores e reflexo direto na qualidade do serviço público. Presente na cerimônia de lançamento, no Teatro Jorge Bonates, localizado na avenida Mário Ypiranga, na zona centro-sul, o governador do Amazonas, professor José Melo, falou da importância do programa, para aprimorar os serviços ofertados pelo Estado à população.


 “Temos a missão de construir soluções para os desafios desse grande Amazonas. Enfrentamos dois anos de muita dificuldade, diante da pior crise que o Brasil já passou. Foi extremamente difícil, mas, juntos, temos superados os obstáculos. Na medida em que aprimoramos nosso serviço, aquele que está na ponta recebe um serviço mais eficiente. E este programa vai ser fundamental para isso”, explica o governador José Melo.  

Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), a intenção do “Bem-Estar do Servidor”, apontado como a materialização do slogan “Governo das Pessoas”,  é estimular que gestores da administração Estadual busquem soluções criativas. O programa disponibiliza ferramentas de diagnóstico e gestão com o objetivo de alcançar melhores resultados e maior produtividade dentro dos órgãos públicos, colocando o servidor como protagonista na busca de ações que otimizem processos e construam uma imagem positiva e eficiente do serviço público.

De acordo com o secretário da Sead, Silvio Romano, o proposito é reunir experiências dos diversos órgãos estaduais, para que os servidores se sintam melhor no seu ambiente de trabalho. “Vamos estimular que os gestores tenham um olhar mais holístico sobre o servidor, no sentido de buscar que as pessoas sintam-se felizes no seu ambiente de trabalho. Com isso, a gente melhora a produção, o relacionamento, a saúde, porque pessoas felizes são mais saudáveis e trabalham com mais alegria. Isso vai refletir na própria população, porque pessoas felizes vão estar atendendo melhor”, ressalta.  

Presente na cerimônia, a presidente de honra do Fundo de Promoção Social, a primeira-dama Edilene Gomes de Oliveira, recebeu convite para ser para ser a coordenadora geral do Programa. Também participaram da solenidade, o vice-governador Henrique Oliveira, o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Josué Neto e demais gestores estaduais. 

Entre as estratégias para a implementação do “Bem-Estar do Servidor” estão a Instituição da Comissão de Acompanhamento do Programa; capacitação; disponibilização de mecanismos e ferramentas que possibilitem a cada gestor verificar o seu atual cenário de trabalho e as ações para a melhoria dos mesmos; realização de intercâmbios e trocas de experiências, entre outras.

Prêmio Servidor Público de Valor – Outra ação do programa será a promoção da Semana do Servidor Público, em novembro, com ações de cunho social, cultural e esportivo, buscando integrar as secretarias e seus servidores. Na ocasião, as iniciativas mais exitosas no âmbito do Programa serão contempladas pelo “Prêmio Servidor Público de Valor” nas seguintes categorias – Atendimento de Qualidade, Otimização de Processos, Valorização do Servidor, Soluções para a Economia de Recursos, Prática Inovadora, Secretário e Secretária Destaque, parcerias Criativas e Produtivas , Destaque Positivo na Mídia e Parceria com a Comunidade no Entorno.  

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