Governo do Amazonas lança Programa “Bem-Estar do Servidor” com foco na melhoria da qualidade dos serviços públicos
Com foco na premissa de que
servidores felizes trabalham melhor, o Governo do Amazonas lançou na manhã
desta terça-feira, 7 de março, o programa “Bem-Estar do Servidor”, que visa
melhorar o ambiente de trabalho, provendo satisfação entre servidores e reflexo
direto na qualidade do serviço público. Presente na cerimônia de lançamento, no
Teatro Jorge Bonates, localizado na avenida Mário Ypiranga, na zona centro-sul,
o governador do Amazonas, professor José Melo, falou da importância do
programa, para aprimorar os serviços ofertados pelo Estado à população.
“Temos a missão de
construir soluções para os desafios desse grande Amazonas. Enfrentamos dois
anos de muita dificuldade, diante da pior crise que o Brasil já passou. Foi
extremamente difícil, mas, juntos, temos superados os obstáculos. Na medida em
que aprimoramos nosso serviço, aquele que está na ponta recebe um serviço mais
eficiente. E este programa vai ser fundamental para isso”, explica o governador
José Melo.
Desenvolvido pela Secretaria de
Estado de Administração e Gestão (Sead), a intenção do “Bem-Estar do Servidor”,
apontado como a materialização do slogan “Governo das Pessoas”, é
estimular que gestores da administração Estadual busquem soluções criativas. O
programa disponibiliza ferramentas de diagnóstico e gestão com o objetivo de
alcançar melhores resultados e maior produtividade dentro dos órgãos públicos,
colocando o servidor como protagonista na busca de ações que otimizem processos
e construam uma imagem positiva e eficiente do serviço público.
De acordo com o secretário da
Sead, Silvio Romano, o proposito é reunir experiências dos diversos órgãos
estaduais, para que os servidores se sintam melhor no seu ambiente de trabalho.
“Vamos estimular que os gestores tenham um olhar mais holístico sobre o
servidor, no sentido de buscar que as pessoas sintam-se felizes no seu ambiente
de trabalho. Com isso, a gente melhora a produção, o relacionamento, a saúde,
porque pessoas felizes são mais saudáveis e trabalham com mais alegria. Isso
vai refletir na própria população, porque pessoas felizes vão estar atendendo
melhor”, ressalta.
Presente na cerimônia, a
presidente de honra do Fundo de Promoção Social, a primeira-dama Edilene Gomes
de Oliveira, recebeu convite para ser para ser a coordenadora geral do
Programa. Também participaram da solenidade, o vice-governador Henrique
Oliveira, o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Josué Neto e
demais gestores estaduais.
Entre as estratégias para a
implementação do “Bem-Estar do Servidor” estão a Instituição da Comissão de
Acompanhamento do Programa; capacitação; disponibilização de mecanismos e
ferramentas que possibilitem a cada gestor verificar o seu atual cenário de
trabalho e as ações para a melhoria dos mesmos; realização de intercâmbios e
trocas de experiências, entre outras.
Prêmio Servidor Público de Valor –
Outra ação do programa será a promoção da Semana do Servidor Público, em
novembro, com ações de cunho social, cultural e esportivo, buscando integrar as
secretarias e seus servidores. Na ocasião, as iniciativas mais exitosas no
âmbito do Programa serão contempladas pelo “Prêmio Servidor Público de Valor”
nas seguintes categorias – Atendimento de Qualidade, Otimização de Processos,
Valorização do Servidor, Soluções para a Economia de Recursos, Prática
Inovadora, Secretário e Secretária Destaque, parcerias Criativas e Produtivas ,
Destaque Positivo na Mídia e Parceria com a Comunidade no Entorno.
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