Amaturá (AM) ̶ Elaboração
do novo Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), retomada da construção das
13 escolas abandonadas pela administração passada, construção de uma escola
municipal de tempo integral na sede do município, cursos de qualificação e
atualização e esclarecimentos quanto ao abono referente a 2016. Esta foi parte
da pauta discutida na manhã desta segunda-feira (31/07) pelo prefeito de
Amaturá Joaquim Corado (PMDB) com os professores em reunião realizada na quadra
poliesportiva Antonieta Zau.
O prefeito reuniu
com professores das escolas da sede e das comunidades ribeirinha e indígenas,
onde apresentou as metas de sua administração para o segundo semestre com
objetivo de melhorar os índices da Educação no município.
Corado destacou a
necessidade de elaborar um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários para os
professores que proporcione a categoria a progressão. “No atual plano não há
progressão”, observou. O novo PCCS já está sendo discutido no âmbito da
Secretaria Municipal de Educação sob a coordenação da secretária Helen Aquino.
Ele afirmou que
com o novo plano, o salário inicial será o Piso Nacional, havendo faixas
salariais maiores para os professores com pós-graduação, mestrado e doutorado.
Outra questão
esclarecida pelo prefeito é em relação ao abono salarial dos professores
referente ao exercício de 2016. Explicou que a gestão anterior não pagou os
encargos sociais da folha de pagamento relativo aos meses de novembro, dezembro
e da folha do 13º. Salário.
Isto se deve ao
fato no qual os 60% do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico, é destinado
ao pagamento de salários e encargos dos professores, no caso Previdência. O
restante, 40% é destinado para custeio, investimento e pagamento de salários
dos servidores administrativo. “Se ele quisesse pagar o abono bastava deixar
empenhado o pagamento e com dinheiro em caixa. Isso não aconteceu”.
Na reunião que
durou mais de três horas, o prefeito anunciou a retomada das obras das escolas
abandonadas nas comunidades indígenas e ribeirinhas, a construção de uma escola
de tempo integral, a disponibilização de cursos de aperfeiçoamento aos
professores, a reforma das escolas existentes na sede e nas comunidades.
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