Com ciclo forte de chuvas, passageiros em Atalaia do Norte, passam a usar serviço de transporte fluvial


Com a temporada das grandes chuvas, que impede o trafego de veículos na BR-307, Atalaia do Norte, no Alto Solimões começa a vivenciar a volta das catraias (voadeiras rápidas), para se deslocar aos municípios de Benjamin Constant e Tabatinga. Por conta de grandes dificuldades para trafegar na estrada, taxistas e moto taxistas paralisaram praticamente por completo os serviços de transportes coletivos.
Os motoristas mais corajosos, arriscam a vida útil de seus veículos, além de cobrarem a mais por cada passageiro.
Isto, fez que passageiros, fieis a taxistas e moto taxistas, mudassem de opinião e começassem a usar o transporte de barcos rápidos (Catraias) pelo Rio Javari. Os catraieiros que realizam o serviço de transporte fluvial são poucos. E, que ainda cometem erros primários. Mesmo assim, o serviço está a todo vapor, com o valor da passagem custando R$ 25,00.
A viagem chega a durar cerca de uma hora e meia através das voltas do Javari. A viagem encurta, com a ajuda de furos e lagos, fazendo o tempo cair bastante. Para muitos passageiros, a viagem pelo rio, lagos e furos, é um atrativo único. Mas também, trouxe preocupações com a presença de piratas do Javari, que cometem assaltos a balsas e embarcações.
Em Atalaia do Norte, não é apenas passageiros que vem e vão. O Rio Javari, tem se tornado bastante movimentado por pequenas e grandes embarcações, que transportam mercadorias para abastecer o comercio local.


Comentários