Cultura Pop de luto - Stan Lee, criador dos maiores heróis da Marvel, morre aos 95 anos


Stan Lee: saiba mais sobre o criador de personagens icônicos da Marvel (Foto: Wikimedia/Gage Skidmore)
Pantera Negra, Homem-Aranha, Hulk, Demolidor...esses são apenas alguns dos personagens criados por Stan Lee, artista e lenda da Marvel. O artista faleceu nesta segunda-feira (12), no Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, na Califórnia. A informação foi confirmada pela filha do artista ao site TMZ


Nascido na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, em dezembro de 1922, Stanley Martin Liebe cresceu consumindo clássicos da literatura e do cinema e trabalhou em várias áreas antes de começar a trabalhar, aos 17 anos, na editora que se tornaria a Marvel. 
Ao longo dos últimos anos, ele sofreu com diversas doenças, como pneumonia e problemas de visão. 
Relembre a carreira do ícone:

1 - Stanley cresceu sonhando com livros e filmes
Durante a infância, a mãe de Liebe, Celia, o incentivou a ler obras de autoras da literatura clássica, como Mark Twain, Sir Arthur Conan DoyleJúlio Verne e H.G. Wells.
Ele também adorava os filmes de Errol Flynn, ator australiano que ficou famoso por estrelar produções de fantasia e aventura como As Aventuras de Robin dos Bosques (1938) e As Aventuras de Don Juan (1948).

2 - Antes da Marvel, ele fez um pouco de tudo
O interesse de Stan pelas artes começou na infância, mas continuou na adolescência, durante a qual ele passou a escrever sem parar, sonhando em escrever o próximo “grande romance norte-americano”.
A carreira dele, no entanto, teve um ponto de partida diferente: escrevendo obituários para um jornal e releases para o Centro Nacional de Tuberculose dos Estados Unidos. O jovem também fez outros bicos como trabalhar de office boy, entregador de comida e vendedor de assinaturas de jornais.

3 - Sua primeira participação escrevendo quadrinhos foi em uma história do Capitão América em 1941
Aos 17 anos, Stan começou a trabalhar na Timely Comics, empresa que, na década de 1960 se tornaria a Marvel Comics. Em 1941, aos 19 anos, ele escreveu uma história em quadrinhos (a terceira edição de Capitão América) pela primeira vez. Ocorriam várias mudanças estruturais na editora na época e o jovem deixou seus chefes tão impressionados com a qualidade de seu trabalho que o promoveram a editor interino.

4 - Ele quase desistiu de escrever quadrinhos
No início da década de 1960, as histórias em quadrinhos eram vistas como muito infantis e, para alguns editores, isso significava que elas deveriam ser o mais simples possível para serem compreendidas. Stan Lee discordava dessa lógica. Quando a DC lançou a série de HQs da Liga da Justiça, o editor Martin Goodman pediu que o artista da Marvel criasse uma equipe de heróis para competir com a da concorrência.
Insatisfeito com a forma como as criações da editora eram conduzidas, Lee decidiu que a história de seu novo time de personagens, o Quarteto Fantástico, seria cheia de conflitos entre os personagens e diferente de qualquer coisa já vista até então. Os quadrinhos foram um sucesso e, o novo formato criado pelo artista, incorporado em outras criações da Marvel, como X-Men e Os Vingadores.

5 - Stan criou alguns de seus personagens favoritos
Em parceria com o ilustrador Jack Kirby e o escritor Larry Lieber, Stan Lee criou alguns dos super-heróis mais icônicos da história. Entre eles estão Pantera Negra, Homem-Aranha, Hulk, Doutor Estranho, Quarteto Fantástico, Demolidor, X-Men, Homem-Formiga, Homem de Ferro e Thor.

6 - Stan já escreveu para a DC
Não, esse tópico não fala de um plano maligno da Hidra: no início dos anos 2000, o escritor foi convidado pela DC Comics para escrever uma série de quadrinhos chamada “Just Imagine” (Apenas Imagine, em tradução livre), na qual ele criou versões alternativas para heróis da editora, como o Super-Homem, a Mulher-Maravilha, o Batman, o Lanterna Verde e o Flash. 

7 - Ele é o easter egg favorito dos filmes da Marvel
O universo cinematográfico da Marvel é repleto de filmes baseados nos heróis dos quadrinhos. E se você prestar atenção, vai perceber que o bom e velho Stan faz aparições em todos eles. Veja uma compilação de algumas dessas participações.
E não para por ai: ele já apareceu até em programas fora do universo da Marvel, como The Big Bang Theory, por exemplo.

8 - Já foi acusado de assédio
No início de 2018, o tabloide britânico Daily Mail publicou uma matéria afirmando que Stan Lee teria assediado várias das enfermeiras contratadas para cuidar dele em casa. “O criador de 95 anos supostamente assediou e perseguiu um grupo de jovens enfermeiras que foram contratadas para cuidar dele”, diz o jornal. “Ele teria pedido para receber sexo oral durante o banho e andado pelado pela casa.”
Na matéria, o veículo sugere ainda que a empresa por meio da qual as enfermeiras foram contratadas estaria processando Lee. “Não estamos cientes de nenhum processo ou denúncia dessas questões a polícia, ações apropriadas para qualquer reclamação legítima”, afirmaram os advogados do artista. “Em vez disso, o sr. Lee tem recebido várias exigências de pagamentos em dinheiro e ameaças de que, se não prosseguir, a mulher que o acusou revelará tudo para a mídia. O sr. Lee não será extorquido ou enganado, e não dará dinheiro a ninguém porque não fez nada de errado.”
9 - Acredita-se que ele tenha sido vítima de golpes de ex-sócios e colegas
Desde o fim de 2017, Stan Lee sofre prejuízo financeiro. Em dezembro, ele entrou em contato com a polícia após US$ 300 mil terem saído de sua conta sem seu consentimento e, em fevereiro de 2018, mais US$ 1,4 milhão foram roubados das economias do artista. Na época, vários funcionários da família foram demitidos.
Um dos suspeitos é um ex-sócio de Lee e sua filha, que os ajudava a coordenar a ONG Hands of Respect. Acredita-se que, em outubro de 2017, o empresário teria forjado documentos médicos, instruindo a enfermeira do escritor a fazer um exame de sangue nele. O homem teria estampado a assinatura de Stan Lee com o sangue do próprio em vários quadrinhos assinados por ele, os quais estaria vendendo por valores exorbitantes.

10 - A Fox tem planos de fazer um filme com base na vida do quadrinista
A Fox, que agora é da Disney que, por sua vez, tem a licença da maior parte dos heróis da Marvel, pretende fazer um filme biográfico inspirado na vida de Stan Lee. Ainda não há muitas informações sobre o projeto, somente que se passará na década de 1970 e que Leonardo DiCaprio sonha em interpretar o ícone.

Via Revista Galileu


Comentários