Comissão de Segurança Pública inicia campanha “Trote Não é Brincadeira. É Crime!”

Foto Divulgação

O presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel (PR) iniciou, nesta quinta-feira (14), nas suas redes sociais a campanha “Trote Não é Brincadeira. É Crime!”para sensibilizar e combater a prática de ligações telefônicas indevidas, os conhecidos trotes, ao Serviço de Atendimento Emergencial 190 da Polícia Militar do Amazonas.

De acordo com o parlamentar, entre janeiro e fevereiro deste ano, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) recebeu 43.596 trotes aos telefones emergenciais, número que representa cerca de 25% das ligações recebidas no período. “Isso é um verdadeiro absurdo. São quase de 740 ligações indevidas por dia e mais de 30 por hora. Não podemos mais aceitar esse tipo de situação de pessoas irresponsáveis”, afirmou Cabo Maciel.

A campanha “Trote Não é Brincadeira. É Crime!” consiste na divulgação de layouts com frases de advertência sobre ligações telefônicas propositais ao serviço 190 e alertando que tal prática consiste em crime contra a administração pública e, também, de falta comunicação de crimes, previsto nos artigos 331, 339 a 342 do Código Penal Brasileiro (CPB) passível de multas e penas de detenção de três meses a oito anos.

Prejuízos

O coordenador do Ciops, major Alexandre Matos disse que os trotes geram muitos prejuízos ao sistema de segurança, desperdiçando horas de trabalho de policiais com deslocamento para atender ocorrências que não existem. “Em média, os trotes correspondem a 25% das chamadas atendidas no serviço. Logo, é 25% do trabalho para atender falsas chamadas. Por analogia, levando em consideração quatro turnos trabalhando em 6h, nós temos 1 turno de 6h quase que exclusivamente para atender as chamadas de trotes”, explicou.

Alexandre informou que Ciops está fazendo um levantamento dos números telefônicos usados em trotes para encaminhar para abertura de inquérito pela Polícia Civil. Para mitigar os danos, o sistema de segurança vem trabalhando em conscientização. As medidas, segundo o oficial, conseguiram reduzir em 1% o número de trotes na comparação com dezembro de 2018.

“É importante que a população tenha consciência de que passar trote não é brincadeira, não é engraçado. É crime grave que atenta contra o trabalho da segurança e pode custar vidas, uma vez que enquanto estamos correndo atrás de situações falsas, situações reais graves podem estar acontecendo. Então, é de suma importância tomar atitudes para que essa prática seja coibida. Por conta disso, estamos encaminhado esses nomes dos envolvidos à Polícia Civil”, afirmou Alexandre Matos.

Via Assessoria do Deputado

Comentários