Não há como discutir que o Facebook é um sucesso e estabeleceu um
padrão de negócios para redes sociais baseado em publicidade direcionada aos
gostos dos usuários. No entanto, uma rede social ainda pequena está tentando
fazer o caminho oposto, oferecendo um serviço grátis e livre de publicidade.
Parece quase impossível, mas é o que acontece com a Ello, que está ganhando
usuários de forma rápida neste momento.
O serviço está recebendo cerca de 4 mil novos registros por hora,
mas ninguém sabe muito bem o motivo. A rede social existe desde março deste ano
e foi um fracasso total, até começar a ganhar força agora.
Aparentemente, pode ter a ver com a aceitação de nomes
alternativos, o que é uma crítica recente feita ao Facebook. A comunidade LGBT
estava reclamando que a rede social estava banindo drag queens que não
utilizavam seu nome de registro e parece ter adotado o Ello, que é mais livre
sobre isso. Ru Paul, que apresenta o reality show consagrado Ru Paul’s Drag
Race chegou a divulgar a rede, o que pode ter ajudado a consagrá-la entre o
público.
Outro fator que pode ter contribuído para a chegada de um novo
público é o fato de ser livre de publicidade, o que gera uma experiência mais
fluida de uso. Além disso, o criador Paul Budnitz garante que a Ello nunca irá
vetar a pornografia na página, o que pode ser um fator decisivo para ganhar
público. Não precisamos dizer como a pornografia movimenta a internet,
né?
Mas você vai se perguntar: “mas Olhar Digital, se eles não tem
publicidade, como eles ganham dinheiro?”. Como a maioria dos serviços na
internet, os responsáveis não estão fazendo caridade. O objetivo é ganhar
dinheiro de outras formas, principalmente vendendo recursos extras, já que o
modo gratuito de uso é extremamente simples. No entanto, a empresa promete
melhorar recursos de privacidade para os usuários não-pagantes, entre outras
ferramentas que estão para chegar.
Por enquanto, a rede social depende de convites para novos
cadastros. Para conferir, clique
aqui.
Comentários
Postar um comentário