Loreto: Policia Nacional Peruana desarticula quadrilha envolvida no sequestro do filho do prefeito do Distrito de São Paulo

 

Foto: Divulgação


LUÍS HERNAN TANTARICO OITOA (24) e a menor Z. A. T. O. (16), serão investigados por participação no crime contra a liberdade pessoal - Sequestro em agravo do menor A. D. E. O.(12), filho do prefeito distrital de São Paulo Prof. David Escobar Flores.

Era 18:20 horas dia 30 de junho, à Unidade Policial mencionada, fez-se presente Sandro AYLLAS TUANAMA (48), Secretário Técnico da Prefeitura Distrital de São Paulo, com a finalidade de colocar em conhecimento da autoridade policial que, a horas 17:45, teria sido perpetrado o sequestro do filho do prefeito com apenas 12 anos.

Imediatamente, efetivos policiais da Delegacia Rural São Paulo desdobraram suas forças policiais, orientado para alcançar a identificação, localização e posterior captura das pessoas envolvidas no crime.

Como parte das diligências em relação a esse fato, os agentes policiais tiveram conhecimento que a menor Z. A.T.O. (16) sobrinha do prefeito distrital, estaria envolvida no fato criminoso, procedendo à retenção da menor a mesma que em entrevistada em presença de sua senhora mãe, divulgou que a bordo de um trimobile de passageiros, levou o menor com enganos pela estrada Colônia em coordenação com outros dois sujeitos conhecidos apenas como ′′ Samuel ′′ e ′′ El Loco ", destaca-se que para cometer o fato criminoso, deus a conhecer que o fazia por temor de retaliações, cujo malfeitores esperaria num setor da estrada, afastado do casco urbano.

Além disso, os agentes policiais conseguiram obter informações que o sujeito conhecido com o ′′ Nacho ′′ irmão da menor estaria envolvido no fato criminoso, sendo identificado como Luis Hernán TANTARICO OCHOA (24) que faria parte da banda delictiva, motivo. pelo qual intensificaram sua busca, sendo capturado e transferido para as instalações da Delegacia São Paulo para ser submetido às diligências conforme a lei com participação do representante do Ministério Público Abg. Elix Sergio VIDALES SEVILLANO, Procurador Adjunto Provincial Penal Corporativo de Marechal Ramón Castela.

Resgate do menor


As diligências preliminares iniciadas pelos 12 agentes policiais continuaram orientados para o resgate do menor agravamento com apoio de pessoal da Serenazgo do distrito; ao obter informações confidenciais, à média de 18:35 horas aproximadamente as autoridades policiais foram constituídas até o quilómetro 1.8 da Rodovia Colônia São Paulo, procedendo a ingressos selva dentro divididos em dois grupos com a finalidade localizar os malfeitores e proceder ao resgate do menor; após 45 minutos de caminhada pela agreste vegetação da selva, eles conseguiram ouvir vozes que vieram dos matos, foi nessas circunstâncias que os facinerosos ao ouvirem que a força policial se aproximava em maior proporção, dispararam com armas de fogo, sendo repelidos pelos efetivos policiais; foi nessas circunstâncias que perto de local optaram por abandonar o menor sequestrado, o mesmo que ao ser localizado encontrava-se extremamente nervoso e com aparentes pancadas no rosto, por isso foi imediatamente conduzido até o centro de saúde para receber cuidados médicos de emergência, depois até a unidade policial para continuar com as Diligências de lei e posteriormente após apreciação médica foi entregue ao seu progenitor.

Desarticulação da banda criminosa ′′ Os Impiedosos de São Paulo ′′

Relativamente ao fato criminoso, agentes da Delegacia São Paulo, continuaram com as ações policiais iniciadas com antecedência, sendo as horas 14:00 de 01 de julho, com apoio de efetivos do Departamento de Investigação Criminal da IV Macro Região Policial. Lorerto, Delegacias de Cavalo Cocha e Chimbote com participação do representante do Ministério Público Abg. Elix Sérgio VIDALES SEVILLANO - Procurador Provincial Penal Adjunto da Província Marechal Ramón Castela, relacionada com a denúncia formulada David ESCOBAR FLORES (40) Prefeito do distrito de São Paulo, sobre a alegada comissão do crime de estupro contra a liberdade pessoal - sequestro , contra os responsáveis em agravamento do seu menor filho de iniciais A.D.E.O. (12), ocorrido em 30 de junho, a horas 17:45 aproximadamente a imediações da estrada Colônia.

Ao detido LUIS HERNÃO TANTARICO OITOA (24), apreenderam um telefone celular registrando chamadas constantes por parte dos ′′ sequestradores ", que lhe solicitavam uma embarcação fluvial para continuar a sua fuga com destino a Letícia e / ou Tabatinga; por o que os agentes policiais montaram um operacional simulando ser o usuário do equipamento celular, motivaram os alegados malfeitores a saírem do seu esconderijo rumo às margens do rio Amazonas para empreender a sua fuga, para cujo lugar se deslocaram os efetivos policiais por diversos pontos de A estrada Colónia; conseguindo, ao médio das 13:10 horas, a captura de Miller VILLANOVA PENHA (23), natural da cidade de Pucallpa, Percy Omar OCHOA TAPIA (19), e o Saul H. R. (17), estes Últimos naturais do Alto Monte.

Como parte das capturas, na posse de Percy Omar OCHOA TAPIA (19) tinha em seu poder uma mochila cor azul com preto, contendo uma colcha polar cores branca com manchas pretas com dois revólveres marca Tauris - Brasil, abastecida com quatro cartuchos calibre 380, marca GFL 38 Special; a segunda arma de fogo Marca Smith Wesson, abastecido com seis munições e sete cartuchos calibre, três telefones celulares, descarregados, uma lanterna e úteis de casa de banho.

As pessoas capturadas estariam imersas na alegada Comissão do crime de violação da liberdade pessoal - sequestro agravado em agravamento do menor de iniciais A.D.E.O. (12).

Além disso, cerca de 12:00 horas foi intervindo Junior Alexander MINAYA ALEIXOS (21), natural de São Paulo que foi sindicado pelo detido Luis Hernán TANTARICO OCHOA (24), por ser um dos autores intelectuais do ilícito penal.

Finalmente, os detidos foram transferidos via fluvial para a localidade de Cavalo Cocha, a fim de serem disponibilizados à sede fiscal, guardados pelos efetivos policiais com presença do representante do Ministério Público.

 

Via IQARV

Comentários