Fluminense vence Al-Hilal e avança para semifinal da Copa do Mundo de Clubes


Com gols de Martinelli e Hércules, a equipe brasileira eliminou a saudita em Orlando. Agora, aguarda o vencedor de Palmeiras x Chelsea.


Martinelli comemora gol pelo Fluminense na Copa do Mundo de Clubes — Foto: Heuler Andrey/DiaEsportivo/Agência O Globo


O Fluminense está na semifinal da Copa do Mundo de Clubes! A vaga foi conquistada com a vitória sobre o Al-Hilal (Arábia Saudita) nesta sexta-feira (4), por 2 a 1. Os times se enfrentaram no Camping World Stadium, em Orlando (EUA), pelas quartas de final da competição.

O resultado mantém viva a expectativa de uma semi brasileira. Isso porque o adversário do Flu na próxima fase será definido no duelo entre Palmeiras e Chelsea (Inglaterra), ainda nesta sexta, às 22h (Brasília), na Filadélfia.

Como foi o jogo?

Primeiro tempo

A partida começou sem grandes chances de perigo. O primeiro chute tricolor aconteceu aos 18 minutos, quando Nonato desarmou Kanno e deu início ao contra-ataque. O volante voltou a receber a bola de Arias, tentou a finalização, mas a bola saiu por cima do gol.

Já o Al-Hilal chegou aos 26 minutos. Após cobrança de escanteio, Koulibaly tentou o cabeceio, mas dividiu com Ignácio, que afastou a bola para lateral.

Coube a uma revelação de Xerém agitar a torcida tricolor. Aos 39 minutos, a bola sobrou para Fuentes após João Cancelo afastar mal o cruzamento de Samuel Xavier. O camisa 12 tocou para Martinelli, que girou em cima de Milinkovic-Savic e acertou um chutaço no ângulo esquerdo de Bono.


Martinelli comemora gol pelo Fluminense na Copa do Mundo de Clubes — Foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C.


Cinco minutos depois, dois sustos para o Tricolor. Rúben Neves cobrou falta aos 45, Koulibaly subiu sozinho e cabeceou no canto esquerdo. Fábio fez grande defesa para segurar a vitória parcial do Flu e espalmou para escanteio.

Na cobrança, Marcos Leonardo caiu dentro da área após toque na perna de Samuel Xavier e Danny Makkelie marcou pênalti. Mas, o árbitro holandês voltou atrás após ser chamado pelo VAR e conferir o lance no vídeo.

O juiz também não poupou cartões amarelos na primeira etapa: foram dois para o time saudita e dois para o brasileiro. Pelo Flu, Freytes e Martinelli foram punidos e desfalcam a equipe na partida da semifinal por suspensão.

Segundo tempo

O Al-Hilal começou a segunda etapa levantando a bola na área tricolor. Aos 5 minutos, Rúben Neves cobrou escanteio e Koulibaly subiu sozinho para ajeitar de cabeça. A bola chegou ao brasileiro Marcos Leonardo, que dominou e finalizou para igualar o placar.


Marcos Leonardo comemora gol pelo Al-Hilal na Copa do Mundo de Clubes — Foto: Heuler Andrey/DiaEsportivo/Agência O Globo


Logo depois, Germán Cano perdeu uma chance inacreditável. A bola sobrou para o argentino após Renan Lordi errar o recuo para o goleiro do Al-Hilal. O camisa 14 entrou na área sozinho e, ao invés de finalizar, tentou driblar Bono - que levou a melhor e afastou a bola.


Germán Cano perde chance após defesa de Bono na Copa do Mundo de Clubes — Foto: Heuler Andrey/DiaEsportivo/Agência O Globo


Se o primeiro gol tricolor foi marcado por um velho conhecido do clube, o segundo saiu dos pés de um recém-chegado. Aos 24 minutos, Hércules - que entrou no intervalo no lugar de Martinelli - desarmou Marcos Leonardo na intermediária e chutou, mas a bola subiu após desviar em Rúben Neves.

Na sobra, Samuel Xavier ajeitou de cabeça para o camisa 35, que invadiu a área e chutou cruzado para colocar o Fluminense na frente de novo.


Hércules comemora gol pelo Fluminense na Copa do Mundo de Clubes — Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Mesmo em vantagem, o Flu continuou chegando com perigo. Aos 33 minutos, Arias fez grande jogada pela esquerda, cruzou e encontrou Samuel Xavier. O lateral chutou de primeira, mas a finalização forte parou em boa defesa de Bono, que espalmou para escanteio.


O Al-Hilal pressionou nos últimos minutos, levantou a bola na área diversas vezes e cobrou escanteios em sequência. Em um deles, já no fim dos acréscimos, Koulibaly caiu na área e assustou o time brasileiro. Mas, o árbitro alegou simulação do zagueiro, que recebeu amarelo.


Campanha

A estreia do Flu na Copa do Mundo de Clubes terminou com placar que não conta exatamente o que foi a partida. O time brasileiro foi melhor que o alemão durante todo jogo, em Nova Jersey, e colecionou chances de gol. Apesar da pressão, parou no goleiro Kobel e a partida terminou empatada por 0 a 0.

O que não faltou foi emoção no segundo jogo do Fluminense na fase de grupos. Os brasileiros saíram na frente, em Nova Jersey, com Arias; mas, Jin-Hyun e Won-Sang marcaram e colocaram os japoneses em vantagem ainda no primeiro tempo. A virada, porém, não abalou o Flu. Nonato, Freytes e Keno balançaram as redes no segundo tempo e garantiram a primeira vitória tricolor, por 4 a 2.

O Fluminense entrou em campo contra o Mamelodi Sundowns, em Miami, sabendo que um empate já garantiria a equipe nas oitavas de final. E foi o que aconteceu: os times não marcaram, em partida de pouca criatividade, e o brasileiro avançou em segundo lugar do grupo F.

No início do mata-mata, o Tricolor teve logo um duelo contra um time europeu pela frente - e não se intimidou. O Fluminense venceu a vice-campeã da Champions League, Inter de Milão, por 2 a 0. Germán Cano e Hércules balançaram as redes e confirmaram a vaga nas quartas.




Por: cbn.globo.com

Comentários