Governo peruano oficializa distrito de Santa Rosa de Loreto, na tríplice fronteira

Integração e desenvolvimento na Amazônia peruana.

O novo distrito da província de Mariscal Ramón Castilla fortalecerá a presença do Estado na fronteira estratégica com o Brasil e a Colômbia.


@Divulgação

Com grande expectativa e orgulho, o Governo Regional de Loreto (GOREL) comemora a aprovação pelo Congresso da República do Projeto de Lei nº 32403 que cria o distrito de Santa Rosa de Loreto, localizado na província de Mariscal Ramón Castilla, na tríplice fronteira estratégica entre Peru, Brasil e Colômbia.

Este avanço transcendental (agora oficializado através de sua publicação no jornal El Peruano) representa um acontecimento histórico para a região e para o país, pois constitui uma resposta concreta às demandas de integração, atenção e desenvolvimento de uma das áreas mais isoladas e negligenciadas da Amazônia peruana.

A conquista foi possível graças à gestão firme e sustentada do Governo Regional de Loreto, em estreita coordenação com os congressistas de Loreto, que promoveram esta iniciativa legislativa com visão de Estado e compromisso com a defesa do território nacional. A proposta, elaborada pelo Poder Executivo e aprovada por unanimidade no Congresso, consolida uma aspiração há muito aguardada pela população local.

A criação do distrito de Santa Rosa de Loreto não só contribuirá para melhorar a presença do Estado na fronteira, mas também permitirá maior investimento público, acesso a serviços básicos, planejamento territorial e um governo mais próximo das comunidades amazônicas. Também reforça a soberania nacional em um espaço geopoliticamente sensível e vital para o país.

O GOREL reafirma seu compromisso de continuar trabalhando por uma Amazônia com mais justiça territorial, mais oportunidades e maior destaque na agenda nacional.




Por: DiariodelaRegion

Comentários