Em Tefé, Polícia Militar apreende mais de 500 quilos de pescado ilegal de pirarucu



Foto: Divulgação/ PMAM



Os produtos foram encontrados em embarcação no Lago de Tefé

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu em Tefé (a 523 quilômetros da capital), na manhã de quarta-feira (10/12), mais de 500 quilos de pescado de pirarucu. A ocorrência se deu durante ação desenvolvida de forma integrada com outros órgãos de fiscalização ambiental.

A referida operação reuniu a PMAM equipes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Conforme as informações repassadas pelo 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM), durante a operação de fiscalização por volta das 9h, no Lago de Tefé, nas proximidades da rua 15 de junho, bairro de Juruá, foi flagrado uma embarcação com uma grande carga de pescado e ao ser realizado a abordagem foi encontrado o pescado ilegal.

O material foi apreendido e entregue a SEMMA, posteriormente será doado à instituições de caridade. O responsável pela embarcação foi autuado pelos fiscais do IBAMA.

Proteção

O Defeso n° 35/2005, do Ministério do Meio Ambiente, relata ser proibido, anualmente, no período de 1º de outubro a 31 de março, a pesca, o transporte, a armazenagem e a comercialização de espécies como tambaqui, pacu, surubim, matrinxã, pirapitinga, sardinha, caparari, mapará e aruanã na bacia hidrográfica do rio Amazonas. Ainda conforme o Defeso, as práticas configuram crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas em Lei.

Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população a informar, imediatamente, ao tomar conhecimento da ação criminosa, por meio do disque denúncia 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.




Por: Policia Militar do Amazonas

Comentários