Operação binacional “Amazônia 2025” aplica duro golpe ao tráfico de drogas na fronteira entre Peru e Brasil

@Divulgação

Operação binacional apreende mais de 9 toneladas de drogas em Loreto.

Um golpe retumbante ao tráfico ilícito de drogas na Amazônia peruana veio com o encerramento da operação binacional "Amazonia 2025", realizada conjuntamente por forças do Peru e do Brasil, cujos resultados mostram a magnitude do crime organizado operando na área fronteiriça.

O desfecho oficial da operação foi anunciado nesta segunda-feira durante uma coletiva de imprensa realizada às 16h nas instalações do Depotad Caballococha, no distrito de Ramón Castilla, província do Mariscal Ramón Castilla, região de Loreto.

A intervenção, realizada entre 10 e 21 de dezembro, foi liderada pela Direção Antidrogas (DIRANDRO) da Polícia Nacional do Peru – Iquitos, em estreita coordenação com a Polícia Federal do Brasil, além do apoio estratégico da Polícia de Aviação, do Exército Peruano e de várias unidades especializadas. As ações focaram em setores considerados altamente vulneráveis, identificados pela inteligência como corredores-chave para a coleta e transferência de drogas para a tríplice fronteira.

Como resultado do desdobramento operacional, quatro pessoas foram presas, supostamente ligadas ao tráfico ilícito de drogas, algumas delas com acusações atuais em vigor. Da mesma forma, 9 toneladas e 198 quilogramas de drogas foram apreendidas, destruídas e incineradas, incluindo pasta base de cocaína (PBC), sulfato de cocaína e PBC em estado líquido.

Da mesma forma, 41 toneladas e 551 quilos de insumos químicos, elementos essenciais para a fabricação de drogas ilícitas, foram destruídos. No aspecto logístico, as agências de aplicação da lei neutralizaram 10 acampamentos clandestinos, desmontaram 11 laboratórios de processamento de PBC e tornaram inutilizáveis quatro pistas clandestinas de pouso usadas para transporte aéreo ilegal.

Durante as intervenções, 10 armas de fogo com 147 munições, 23 equipamentos de comunicação, um barco fluvial também foram apreendidos, e oito barcos fluviais e uma motocicleta foram destruídos, todos supostamente usados por organizações criminosas.

As autoridades relataram que essas ações geraram um impacto econômico estimado de 1.473.000 dólares americanos, enfraquecendo significativamente a estrutura financeira, logística e operacional das organizações criminosas que operam nesta área estratégica da Amazônia.

Por fim, os comandantes superiores da polícia e das forças armadas enfatizaram que a operação reforça a presença efetiva do Estado em áreas historicamente atingidas pelo tráfico de drogas, contribui para a segurança dos cidadãos e reafirma o compromisso binacional na luta frontal contra o tráfico ilícito de drogas e crimes relacionados que ameaçam a estabilidade e o desenvolvimento da região de Loreto.

(C. Ampuero)




Por: DiariodelaRegion

Comentários