20 de janeiro: Dia de São Sebastião, padroeiro de Atalaia do Norte;leia o histórico e assista o vídeo

Imagem original trazida de Remate de Males para Atalaia do Norte/@Jambo Verde


A tradição religiosa do novenário de São Sebastião em Atalaia do Norte tem raízes profundas na história do município e remonta ao período da lendária cidade de Remate de Males, localizada às margens do rio Itacoai. A devoção foi introduzida na região pelos Padres Capuchinhos, responsáveis pela administração da Prefeitura Apostólica à época, desempenhando papel fundamental na evangelização das comunidades locais.

Com a extinção da cidade de Remate de Males, a Igreja e as manifestações religiosas foram transferidas para o seringal Cametá, local que mais tarde daria origem ao atual município de Atalaia do Norte. Desde então, o novenário de São Sebastião consolidou-se há mais de 70 anos como uma das mais importantes expressões de fé e identidade cultural da população, atravessando gerações e mantendo viva a devoção ao santo padroeiro.

São Sebastião nasceu em 256 d.C., na cidade de Narbona, na França. Seu nome tem origem grega — Sebastós — e significa “divino” ou “venerável”. Ainda jovem, mudou-se com a família para Milão, na Itália, onde cresceu e recebeu sua formação. Seguindo os passos do pai, escolheu a carreira militar, caminho que mais tarde marcaria de forma decisiva sua trajetória de fé, coragem e testemunho cristão.

Atualmente, o novenário de São Sebastião representa não apenas um momento de oração e devoção, mas também de fortalecimento da fé, da união comunitária e da preservação da história religiosa, e econômica de Atalaia do Norte.


Por: Nailson Tenazor/Jambo Verde

Comentários