EUA revisam acusação contra Maduro após ação militar e alteram linguagem sobre Cartel de Los Soles



@Divulgação

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos revisou a denúncia apresentada contra o ex-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, após a ação militar realizada em Caracas, promovendo alterações significativas na linguagem utilizada sobre o chamado Cartel de Los Soles e o suposto envolvimento do líder venezuelano. A informação foi revelada pelo jornal The New York Times.

De acordo com a reportagem, a nova versão da acusação suaviza trechos que, anteriormente, apontavam Maduro como chefe direto da organização criminosa, responsável pelo tráfico internacional de drogas. As mudanças ocorreram em meio a um cenário de escalada militar e diplomática envolvendo Washington e Caracas.

Apesar da revisão do texto jurídico, a Casa Branca manteve publicamente sua posição. Em declarações recentes, o governo norte-americano reiterou que Nicolás Maduro exercia liderança sobre o Cartel de Los Soles, acusação que tem sido utilizada como um dos principais argumentos para justificar sanções e ações de pressão contra o regime venezuelano.

A alteração na denúncia levanta questionamentos sobre a estratégia jurídica e política dos Estados Unidos no tratamento do caso, ao mesmo tempo em que evidencia as tensões entre o discurso oficial do Executivo e a condução dos processos no âmbito do Judiciário.




Por: Nailson Tenazor/Jambo Verde

Comentários