China revela projeto de colossal máquina de guerra ao estilo 'Star Wars'


Porta-aviões espacial seria capaz de desviar de todos os sistemas de defesa aérea


Projeto de nave de guerra chinesa ao estilo 'Star Wars' — Foto: Reprodução/X

A mídia estatal da China revelou um ambicioso projeto de Pequim para a criação de uma colossal nave guerra capaz de lançar caças não tripulados e disparar mísseis do espaço, com design que lembra as naves icônicas de "Star Wars". Foi divulgado um vídeo conceitual mostrando o Luanniao – que seria o maior porta-aviões do mundo – desviando de todos os sistemas de defesa aérea atuais e de aeronaves inimigas.

China revela projeto de máquina de guerra ao estilo 'Star Wars'

A temível máquina aérea, resultado do projeto integrdo de defesa aérea NanTianMen (Portão Celestial), iniciado em 2017, de acordo com a DW News, será um enorme gigante triangular cinza, medindo quase 240 metros de comprimento e mais de 600 metros de largura e pesando 120 mil toneladas – superando em muito qualquer outro porta-aviões similar em uso atualmente. Só em peso, ultrapassaria o maior porta-aviões em operação – o USS Gerald R. Ford – em cerca de 20%.

Projeto de nave de guerra chinesa ao estilo 'Star Wars' — Foto: Reprodução/X


Projeto de nave de guerra chinesa ao estilo 'Star Wars' — Foto: Reprodução


Mídia estatal chinesa CCTV discute o Luanniao — Foto: Reprodução/X



Um analista que participou de um programa militar da emissora estatal CCTV declarou que alcançar esses objetivos de dominância espacial era "apenas uma questão de tempo".


A nova e assustadora nave poderá entrar em operação em 20 a 30 anos. Segundo a mídia estatal, a Luanniao transportará 88 caças não tripulados Xuan Nu, preparados para lançar mísseis hipersônicos contra alvos inimigos.


Caças não tripulados Xuan Nu que seriam disparados da nave de guerra chinesa Luanniao — Foto: Reprodução

Mas os céticos classificaram o projeto como uma manobra para "inspirar o povo chinês".

O especialista em defesa Peter Layton, pesquisador visitante do Griffith Asia Institute, na Austrália, disse ao "Telegraph" que, se concluída, a espaçonave seria dominante no mundo.

"Você também fica fora do alcance das condições climáticas, de modo geral, e fora do alcance da maioria dos sistemas de defesa", declarou ele. "Para o público externo, isso passa a impressão de que eles estão trabalhando em uma tecnologia que a região simplesmente não pode aspirar a ter – é literalmente coisa de Guerra nas Estrelas", acrescentou Layton.

O projeto faria parte da crescente demonstração de força militar do presidente Xi Jinping na região e representa uma oportunidade para a China exercer domínio sobre seus vizinhos, especialmente Taiwan, que Pequim considerada uma província rebelde, o que pode render um conflito militar contra os EUA.

Desenvolvido pela Corporação da Indústria de Aviação da China, o projeto engloba uma série de planos ambiciosos para expandir as capacidades aéreas e espaciais do país. Um dos elementos mais proeminentes é um caça de sexta geração, conhecido como caça Baidi, que também será capaz de operar próximo ao espaço. Um modelo da aeronave foi exibido na Exposição Internacional de Aviação e Aeroespacial da China em 2024.

"Com o Luanniao, a China está promovendo um gigantesco porta-aviões espacial como uma nova superarma. Seria uma visão de guerra no espaço — ou ficção científica?", questionou a DW News.




Por:Extra.globo

Comentários