PF, em ação conjunta, atua contra extração ilegal de ouro em Pontes e Lacerda/MT

@PF
 

Cáceres/MT. A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, o Exército, a Funai, a Força Nacional, o Gefron/MT e o Ciopaer/MT, concluiu neste domingo, 14/4, os trabalhos da Operação que Ouro Viciado, que visa combater a extração ilegal de ouro e promover a desocupação da Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda.

@PF


Durante três dias de operações integradas, foram realizadas barreiras nas principais vias de acesso à Terra Indígena e incursões pelas matas e áreas atingidas pelos garimpeiros. Foram encontrados e inutilizados 22 pás carregadeiras, 39 motores estacionários, 2 bombas d'água, 1 gerador e 2 britadeiras.


@PF


A ação contou com utilização de duas aeronaves, uma do Centro de Operações Aéreas de Mato Grosso – Ciopaer e uma da PRF, além de embarcações, para transporte das equipes às áreas de interesse operacional.


@PF


Encerradas as atividades em campo, as investigações terão continuidade para identificar os financiadores das atividades ilegais e descapitalizar a organização criminosa que, ao usurpar de ouro de origem ilegal, financia diretamente a degradação do meio ambiente, dizima a população indígena na região e polui os rios que abastecem os municípios, gerando, consequentemente, enormes danos econômicos, sociais e ambientais.



Via Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso


Comentários