De acordo com especialista, tempo começa a ser contado antes da penetração; entenda
Quanto dura uma relação sexual? Veja média; número impressiona
Cada relação sexual tem sua peculiaridade e vai de acordo com as preferências de cada um. Mas, apesar disso, os especialistas trabalham com médias e números gerais para entender os padrões que predominam nas atividades sexuais. No que diz respeito à duração, por exemplo, a psiquiatra e sexóloga Carmita Abdo, explica que a média fica nos 15 minutos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/A/H/XU6U5rQmqiNRownS5nCQ/par-jovem-mentindo-cama-mostrando-despertador.jpg)
Quanto tempo dura uma relação sexual na média? — Foto: Freepik
Coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade do Hospital das Clínicas de São Paulo, Carmita pondera que o tempo da relação sofre variações.
"Segundo o que a gente observa mais frequentemente pelos relatos, a relação sexual tem uma duração muito variável. Ela pode durar desde alguns poucos minutos podendo, em casos raros, ultrapassar uma hora ou mais. Mas a média no Brasil costuma ser em torno de 15 minutos.", destaca.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/r/c/KO4D4eSq6nLhjXQEwotw/mulher-e-homem-sentados-na-cama-vista-de-cima-1-.jpg)
Relação sexual dura 15 minutos em média — Foto: FreePik
Preliminar conta?
A especialista também destaca que o Brasil acaba se igualando com outros países nesse número. "Esses dados são muito compatíveis com o que acontece em vários lugares do mundo", explica.
Mas não se engane! As preliminares estão contabilizadas dentre desses 15 minutos! "O que varia muito são as preliminares. Elas podem ser mais longas, especialmente quando as mulheres estão em uma iniciação sexual ou quando estão mais velhas e necessitam de mais estímulo para a lubrificação. Nesses casos, o ato costuma ser mais longo", detalha.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2023/P/c/UAeFvCQl2z8qMryZXzCw/we-vibe-toys-vgaixx0hp44-unsplash.jpg)
Preliminares também fazem parte do ato sexual — Foto: Unsplash
Start no cronômetro
De acordo com a especialista, a relação sexual é iniciada "oficialmente" antes mesmo do primeiro beijo. "Geralmente, esse tempo começa a contar, de uma forma geral, desde o primeiro contato físico, ainda nas carícias, abraços ou beijos", pontua.
"Mas, às vezes é até antes do beijo, como uma aproximação física. Podemos dizer que tudo aquilo que está levando para a concretização do ato são as preliminares e portanto fazem parte deste ato", pondera.
Carmita reforça que a penetração não é a totalidade do ato. "Não se está falando do 'ato penetrativo'. A penetração é a consumação do ato, mas não o ato como um todo", defende ela. Ainda nesse sentido, um estudo feito com homens aponta que a média de tempo em que há penetração sem ejaculação é 5 minutos e meio.
Por:Gshow
Comentários
Postar um comentário