PF em ação conjunta deflagra operações visando combater conflitos entre produtores rurais e indígenas no sul da Bahia

@PF

Porto Seguro/BA. A Polícia Federal, em conjunto com a Força Nacional, a Polícia Militar da Bahia (BOPE, CAEMA, CIPPA, RONDESP, CPR Extremo Sul eCPR Sul) e a Polícia Civil da Bahia (8ª COORPIN de Teixeira de Freitas/BA, deflagrou, na manhã desta terça-feira (9/12), duas operações policiais, em razão dos últimos conflitos ocorridos no extremo sul baiano envolvendo produtores rurais e indígenas.

@PF

A primeira operação, denominada Sombras da Mapa, é fruto de investigações do fato ocorrido no dia 28/10/2025, quando durante a invasão de propriedade rural na cidade de Itamaraju/BA, dois pequenos produtores rurais foram mortos com disparos de armas de fogo e um terceiro restou gravemente ferido por pessoas que se autointitulariam indígenas.

No decorrer das investigações, além dos três envolvidos do dia, foram identificados os supostos mandantes da invasão e os indivíduos que teriam efetuados os disparos fatais.

Pela operação Sombras da Mata, foram expedidos seis Mandados de Prisão Preventiva e um Mandado de Busca e Apreensão. As diligências estão em andamento e, até o momento, uma pessoa foi presa e mais de 10 armas de fogo apreendidas.

A segunda operação, denominada TEKÓ PORÃ, decorre das investigações do ataque por elementos armados contra grupo de indígenas da Aldeia KAI, em 01/10/2025. Os indígenas estavam em uma propriedade rural, no distrito de Cumuruxatiba, em Prado/BA, após ação conhecida como “retomada”. O fato tinha como objetivo expulsar os indígenas e desocupar com violência a mencionada fazenda. Dois indígenas foram feridos por disparos de armas de fogo.

Nesta operação, estão sendo cumpridos dois Mandados de Busca e Apreensão, nas residências de supostos mandante e executores dos ataques com intuito de angariar maiores elementos para a investigação e demais pessoas que estejam envolvidas.

A ação simultânea das operações desencadeadas nesta data, reforça a atuação imparcial da Polícia Federal na repressão e combate a indivíduos que, atendendo aos próprios interesses, se utilizam da temática de demandas legítimas dos povos originários, para o cometimento de crimes, o que fomenta e retroalimenta a violência dos conflitos fundiários.

As operações foram coordenadas pela Força Tarefa da Polícia Federal de Porto Seguro (PF, CORE/PCBA e BOPE/PMBA) e o Comando de Operações Táticas da Polícia Federal.



Por:Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia

Comentários